Secretaria da Saúde presta contas de suas atividades no segundo quadrimestre Secretário Antonio Carlos Nardi disse que o Estado já investiu 13,79% da previsão orçamentária em Saúde, superando a meta mínima de 12%.

09/10/2018 13h31 | por Eduardo Santana.

Secretário de Estado da Saúde, Antonio Carlos Nardi faz prestação de contas na Assembleia Legislativa.Créditos: Sandro Nascimento/Alep

O secretário de Estado da Saúde, Antonio Carlos Nardi, participou de reunião da Comissão de Saúde Pública da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) na manhã desta terça-feira (9), para fazer a prestação de contas da atuação da pasta no segundo quadrimestre de 2018. O secretário esteve acompanhado do diretor-geral da pasta, Sezifredo Paz, do diretor-executivo do Fundo Estadual de Saúde, Olavo Gasparin, e do superintende de Gestão de Sistemas de Saúde, Irvando Carula. A apresentação do relatório sobre as contas e atividades da SESA acontece em cumprimento à Lei Complementar Federal 141/2012.

Durante a reunião, presidida pelo deputado Dr. Batista (PMN), presidente da Comissão, Nardi mostrou que entre os meses de janeiro e agosto de 2018 o Governo do Estado já investiu os 13,79% da previsão orçamentária, superando a meta constitucional de investir, no mínimo, 12%. No total foram aplicados R$ 3,71 bilhões na pasta, o equivalente 69% do orçamento total executado neste ano.

“Conseguimos ampliar o número de leitos de unidades de tratamento intensivo (UTI) em todo o estado. Também tivemos a construção dos hospitais regionais de Guarapuava e de Ivaiporã, e dos centros de especialidades de Londrina e Jacarezinho. Além disso, finalizamos a construção dos leitos hospitalares na Unioeste, de Cascavel, e entregamos mais 100 leitos na Universidade Estadual de Maringá”, destacou Nardi.

A prestação de contas ainda demonstrou a aplicação de investimentos de capital, na ordem de 460 milhões, em todo o estado; o repasse de R$ 341 milhões do Fundo Estadual de Saúde para os Fundos Municipais de Saúde; e a aplicação de cerca de R$ 60 milhões em convênios de custeio de ações e serviços destinados à pasta. O secretário também disse aos deputados que de janeiro a junho deste ano foram realizados 10.357 procedimentos dentro do mutirão de cirurgias eletivas. A previsão do secretário é de que este número chegue a 13 mil procedimentos, até o final de 2018.

Participaram da reunião os deputados Nelson Luersen (PDT), Tercílio Turini (PPS), Marcio Pacheco (PPL) e Delegado Recalcatti (PSD), e também o ex-secretário de Saúde do Paraná, Michele Caputo Neto.