Secretário da Fazenda faz na Assembleia Legislativa a prestação de contas do período da pandemia

30/09/2020 18h11 | por Trajano Budola
Podcast Para o secretário da Fazenda, René Garcia Junior, mesmo com os efeitos da crise financeira devido a pandemia da Covid-19, o Estado conseguiu manter os investimentos e pagar o funcionalismo público.

Para o secretário da Fazenda, René Garcia Junior, mesmo com os efeitos da crise financeira devido a pandemia da Covid-19, o Estado conseguiu manter os investimentos e pagar o funcionalismo público.Créditos: Dálie Felberg/Alep

O secretário de Estado da Fazenda, Renê Garcia Junior, apresentou na Assembleia Legislativa, durante a sessão plenária remota desta quarta-feira (30), as contas do Estado no segundo quadrimestre de 2020. Tendo os impactos da pandemia sobre as finanças como ponto principal da exposição, o secretário reafirmou as dificuldades para atingir o cumprimento das metas fiscais neste período e a expectativa para os últimos meses do ano.

De acordo com Renê Garcia, a atividade econômica sentiu as medidas de isolamento social, resultando na perda de postos de trabalho e queda significativa na arrecadação do Estado. Em contrapartida, afirmou o secretário, o Paraná teve novas despesas.

SONORA RENÊ GARCIA

O secretário Renê Garcia, apesar de ter apresentado aos deputados dados que confirmam o provimento das principais obrigações constitucionais do Estado, deu um prognóstico difícil para o ano de 2021. Para ele, o momento cobra ações realistas do Governo do Estado para enfrentar os efeitos da pandemia.

SONORA RENÊ GARCIA

Renê Garcia falou ainda do aumento das despesas com a Saúde para o ano que vem.

SONORA RENÊ GARCIA

Para o primeiro secretário da Assembleia Legislativa, deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSB), a apresentação do secretário da Fazenda foi objetiva e dá subsídio para os parlamentares pautarem projetos que auxiliem o Paraná a superar o pior quadrimestre dos últimos anos e minimizar os efeitos disso no ano que vem.

SONORA LUIZ CLÁUDIO ROMANELLI