Secretário da Saúde Beto Preto se compromete em regulamentar a Lei Pétala

16/06/2023 14h54 | por Assessoria Parlamentar

O deputado reforçou o pedido à Sesa para que publique o primeiro protocolo que permita o acesso aos medicamentos com base na Cannabis medicinal aos pacientes que cumpram todas as exigências contidas na Lei Pétala.Créditos: Divulgação

O secretário estadual de Saúde, Beto Preto, se comprometeu, em conversa com o deputado estadual Goura (PDT), a encaminhar a regulamentação da Lei Pétala (Lei 21.364/2023), que dispõe sobre o acesso a medicamentos e produtos à base de canabidiol e tetrahidrocanabinol para tratamento de doenças, síndromes e transtorno de saúde, que foi promulgada em 13 de fevereiro pelo presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Ademar Traiano (PSD).

“O secretário Beto Preto se mostrou bastante receptivo e se comprometeu em dar retorno o mais breve possível sobre a regulamentação da Lei Pétala”, informou o deputado Goura, que se reuniu com o secretário e com o diretor-geral da Secretária Estadual de Saúde (Sesa), César Neves, na quarta-feira (14).

Farmácia Paraná

“O programa Farmácia Paraná, da Secretaria Estadual de Saúde, poderia ao menos contemplar a lista de remédios à base de Cannabis com uso autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)”, destacou Goura.

Para o deputado, a regulamentação da Lei Pétala e a disponibilização dos medicamentos à base de Cannabis pelo programa Farmácia Paraná evitaria inúmeros transtornos para as famílias que buscam tratamento e são obrigadas a recorrer à justiça para ter acesso aos medicamentos.

“Queremos uma solução administrativa e o fim da judicialização constante pelo acesso aos medicamentos da Cannabis medicinal, que tantos custos causam aos familiares, ao Judiciário e aos governos, que são obrigados a cumprir decisões judiciais”, explicou Goura.

Segundo o deputado, atualmente 196 pacientes paranaenses recebem a medicação via Sesa porque ganharam da justiça esse direito. “Porém, esse é um caminho difícil para a maioria dos pacientes e o Governo do Estado pode avançar ao cumprir a legislação aprovada pela Assembleia.”

Audiência Pública

"Essa lei é muito importante para melhorar o tratamento de uma série de doenças", disse a deputada estadual Márcia Huçulak (PSD), que cobrou a regulamentação da distribuição dos medicamentos em recente audiência pública com o secretário, que aconteceu em 6 de junho, na Casa. "A Sesa tem a estrutura e a expertise adequadas para dar início à distribuição efetiva da medicação a quem precisa; isso é fundamental.”

Defensoria pública

A Defensoria Pública do Estado Paraná (DPE-PR) tem atendido uma crescente demanda com pedidos de acesso aos medicamentos à base da Cannabis medicinal. E a Lei Pétala, segundo a DPE-PR, avançou no debate sobre os benefícios obtidos a partir do produto, principalmente com relação a remédios autorizados pela Anvisa.

A primeira vitória da DPE-PR que garantiu acesso à medicação à base de canabidiol (CBD) utilizada no tratamento foi obtida gratuitamente em abril deste ano junto a Justiça Estadual, quando a DPE-PR conquistou uma decisão liminar que reconheceu o direito do paciente ao medicamento, e que obrigou o município e o estado do Paraná a lhe fornecerem o tratamento.

Anvisa

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já aprovou 23 produtos de Cannabis com base na RDC n° 327/2019, sendo 9 à base de extratos de Cannabis sativa e 14 de canabidiol. Confira aqui os produtos de Cannabis aprovados pela Anvisa até o momento.

Histórico Lei Pétala

A aprovação do Projeto de Lei 962/2019, que assegurou o acesso a medicamentos e produtos à base de Canabidiol (CBD) e tetrahidrocanabinol (THC) para tratamento de doenças, síndromes e transtornos de saúde, foi consequência de um longo processo de debates, reuniões, audiências públicas e muita conversa que se iniciou formalmente em dezembro de 2018, quando o deputado Goura era vereador de Curitiba.

O PL 962/2019 foi promulgado como a Lei 21.364 em 13 de fevereiro de 2023 pelo presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Ademar Traiano (PSD).

O projeto de lei recebeu o nome de Lei Pétala em referência a uma menina de cinco anos que foi diagnosticada com uma doença rara que afeta o desenvolvimento neurológico. Pétala representa milhares de pacientes paranaenses que, por meios judiciais, fazem uso dos medicamentos, mas têm dificuldade no acesso, devido especialmente, ao alto custo.

PL 399/2015

Goura também defendeu o Projeto de Lei 399/2015, que prevê regulamentar os usos medicinal e industrial da Cannabis, e que está parado na Câmara dos Deputados. “O PL 399 já foi aprovado e precisa ser regulamentado. Isso é muito importante para que tenhamos no Brasil uma política pública para o uso medicinal da Cannabis para toda a população”, afirmou.