Secretário do Planejamento apresenta PPA aos deputados e prazo para apresentação de emendas é aberto Em reunião com membros da Comissão de Orçamento, Valdemar Bernardo Jorge explicou as mudanças no programa para os próximos quatro anos.

16/10/2019 12h29 | por Thiago Alonso
Secretário do Planejamento, Valdemar Bernardo Jorge explicou aos deputados as mudanças no PPA para os próximos quatro anos.

Secretário do Planejamento, Valdemar Bernardo Jorge explicou aos deputados as mudanças no PPA para os próximos quatro anos.Créditos: Orlando Kissner/Alep

Secretário do Planejamento, Valdemar Bernardo Jorge explicou aos deputados as mudanças no PPA para os próximos quatro anos.

O prazo para a apresentação de emendas para o Plano Plurianual (2020-2023) foi aberto na manhã desta quarta-feira (16) com uma apresentação do secretário estadual do Planejamento, Valdemar Bernardo Jorge, aos deputados da Comissão de Orçamento da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). “Tivemos um diálogo com os parlamentares sobre o PPA, que teve uma participação popular muito grande, primeiro com o site Planeja Paraná, mais seis audiências públicas para ouvir a população e ter a sociedade civil organizada na construção do plano para os próximos quatro anos”, explicou o secretário.

Participaram do encontro os deputados Paulo Litro (PSDB), Delegado Recalcatti (PSD) e Márcio Pacheco (PDT), membros titulares da Comissão de Orçamento que expuseram dúvidas e questionamentos sobre o PPA, sobre o qual tem o prazo de 20 dias (até 5 de novembro) para apresentar emendas e sugestões. “Com o orçamento, temos exatamente como vai ser gasto o dinheiro do Estado nos próximos quatro anos. Compartilhamos como vão ser gastos estes recursos e compartilhamos estes conhecimentos com a Assembleia, ouvindo dos deputados suas contribuições e o que pensam a respeito do plano”, afirmou Valdemar Jorge.

A elaboração do PPA 2020-2023 contou com forte participação popular. O governo recebeu uma série de sugestões da população por meio de um site criado para este fim. Também foram realizadas audiências públicas temáticas em Curitiba, Ponta Grossa, Apucarana, Umuarama, Cascavel e Guarapuava. As sugestões recebidas nas duas frentes foram absorvidas na elaboração do plano. O Executivo elegeu 21 grandes áreas para guiar a peça. A previsão do valor global dos recursos estimados no PPA é de mais de R$ 166 bilhões.

“Estamos sempre à disposição da Assembleia para uma lei que seja eficaz. Este ano tivemos mudanças no PPA. A principal delas é a melhoria dos indicadores que serão colocados nele. Este plano, que esperamos ser aprovado com as alterações que o Legislativo entender cabíveis, será constantemente monitorado, para que o Estado entregue aqui com o que se comprometeu”, frisou o secretário.

“Sempre contamos com a participação da Assembleia, que representa muito bem a sociedade para compreender a aderência daquilo que é proposto pelo Governo em busca da melhor prestação de serviços à sociedade. São várias iniciativas finalísticas, desde a Saúde, Educação, Segurança, investindo nas cidades em um planejamento por território”, completou Valdemar Bernardo Jorge.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • labels.alep_enem
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação