Segundo dia de Parlamento Universitário foi de formação das Comissões temáticas

19/07/2019 18h14 | por Cláudia Ribeiro
Podcast
O segundo dia do Parlamento Universitário na Assembleia Legislativa do Paraná foi de muito trabalho para os estudantes das 12 instituições de ensino superior que participam do projeto. Eles formaram as Comissões temáticas que farão as análises das propostas apresentadas por eles, como as Comissões de Constituição e Justiça (CCJ), de Educação e de Saúde. A sexta-feira (19) também foi reservada para uma visita ao Palácio Iguaçu, onde o governador-universitário, presidente da Alep-universitário e líder do Governo-universitário foram recebidos pelo secretário-chefe da Casa Civil do Governo Ratinho Júnior (PSD), Guto Silva. William CostaGrande, líder do Governo, aproveitou para pedir dicas de como conduzir e conseguir maioria para a aprovação de projetos que deverão tramitar ao longo da simulação do parlamento Universitário.

(sonora)

Enquanto isso, pelos corredores da Assembleia Legislativa, grupos se formavam para a indicação de membros para as Comissões. Os projetos de lei elaborados nessa quarta edição do Parlamento Universitário devem passar por elas, como acontece no dia a dia da Casa de leis. E desta vez, são cerca de 80 propostas, a maior parte, em condição de ir a Plenário, como avalia o diretor de Assistência ao Plenário, Juarez Vilela.

(Sonora)

Na Comissão de Saúde, por exemplo, a escolha foi por uma parlamentar-universitária que é da área: Catarina Fracazo é acadêmica de Farmácia na UEL.  Ela se sente preparada para a função, porque conhece de Saúde Pública, já que é tema de uma das disciplinas do curso.

(sonora)

Fernanda de Carvalho, da PUC, ficou com a Comissão de Educação. Militante na causa, ela diz que tem muito a contribuir até para aprimorar os projetos de lei. E são muitos, 24.

(Sonora)

Na CCJ, Larissa Vargas, do curso de Direito da Universidade Positivo. Responsabilidade dobrada pela Comissão por onde passam todas as propostas e considerada a mais importante. Mas ela garante:  está muito animada, porque já fez a lição de casa.

(Sonora)

Durante os dias do projeto, os universitários se transformam em deputados estaduais e vivenciam todas as etapas do processo legislativo e atuar nas Comissões faz parte dessa experiência.  Uma simulação real do que é o dia a dia do Poder Legislativo. O Parlamento Universitário é organizado pela Escola do Legislativo da Assembleia e está na quarta edição.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação