Segundo dia do Workshop Smartphone Conecta+ evidencia aproximação da Assembleia com a população paranaense Conselho de Ações Solidárias e Voluntariado e Mesa Diretora da Assembleia anunciaram segunda edição do curso para final de outubro.

06/10/2023 12h23 | por Antônio Dilay
O segundo dia do workshop aconteceu novamente no Plenário da Assembleia.

O segundo dia do workshop aconteceu novamente no Plenário da Assembleia.Créditos: Valdir Amaral/Alep

O segundo dia do workshop aconteceu novamente no Plenário da Assembleia.

O segundo dia do workshop aconteceu novamente no Plenário da Assembleia.Créditos: Valdir Amaral/Alep

O segundo dia do workshop aconteceu novamente no Plenário da Assembleia.

O segundo dia do workshop aconteceu novamente no Plenário da Assembleia.Créditos: Valdir Amaral/Alep

O segundo dia do workshop aconteceu novamente no Plenário da Assembleia.

O segundo dia do Workshop Smartphone Conecta+, atividade do Conselho de Ações Solidárias e Voluntariado da Assembleia em parceria com a Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar), aconteceu nesta sexta-feira (6), no Plenário da Assembleia Legislativa com o objetivo de ensinar idosos a utilizarem as mais diversas funcionalidades que um aparelho celular pode oferecer.

Orientações de funções e configurações básicas dos aparelhos e uso de aplicativos que possam facilitar o cotidiano dos idosos foram as lições oferecidas no workshop, especialmente os mais diversos aplicativos de serviços públicos que facilitam o dia-a-dia, mas que os idosos, por não estarem familiarizados com as tecnologias, acabam por não utilizar.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Luiz Traiano (PSD), fez a abertura do segundo dia de evento e uma avaliação do workshop. “ É mais uma ação inovadora do Poder Legislativo, o Conselho de Ações Solidárias e Voluntariado em conjunto com a Celepar propicia aos paranaenses da Melhor Idade ter acesso a informação e ao uso de tecnologias. Eles passam, a partir de agora a viver dentro do contexto desta sociedade moderna, situação que até então eles encontravam muitas dificuldades. A Assembleia, além de ser o nascedouro de todas as leis, ela também tem a sua função social de promoção do ser humano e este é o nosso objetivo”. 

“A própria Assembleia tem um aplicativo chamado “Agora é Lei” e que poucos sabem, portanto, estas pessoas poderão se valer desta base de conhecimentos que eles adquirem aqui, para acesso a tudo que acontece dentro do Poder Legislativo. O nosso aplicativo propicia o exercício da cidadania e a possibilidade de buscar aquilo que lhes é de direito, inserindo os idosos em uma sociedade moderna e inovadora. O sucesso do curso foi enorme que estamos programando uma segunda edição para final de deste mês outubro”, completo o presidente Traiano.

A presidente do Conselho de Ações Solidárias e Voluntariado da Assembleia, Rose Traiano, também avaliou o sucesso destes dois dias de workshop. “É uma satisfação muito grande ver este Plenário lotado com idosos que buscam conhecimento diante da insegurança que o mundo digital traz. Por isso nossa iniciativa em promover esta capacitação em conjunto com a Celepar, diante destas dificuldades, muitas vezes até em acessar aplicativos simples, mas que podem facilitar em muito a vida dos idosos. Ter acesso à tecnologia digital é promover um conforto e melhorar a qualidade de vida destes idosos”.

O workshop aconteceu na Assembleia Legislativa nos dias 05 e 06 de outubro com a participação de 45 inscritos no primeiro dia e 56 idosos no segundo dia de treinamento apresentando as principais funcionalidades de um aparelho celular como ligar, desligar, salvar contatos, armazenar fotos e outros arquivos; uso da internet, dados móveis, WiFi, segurança, senhas; e os principais aplicativos utilizados no cotidiano, como os de comunicação (WhatsApp e Telegran), os de mobilidade urbana (motoristas de aplicativos e taxis) e os mais diversos acessos on line dos serviços públicos como o agendamento de consultas no SUS, perícias do INSS, busca por leis garantidoras de direitos como o “Agora é Lei”, entre outros.

O líder do governo na Assembleia Legislativa prestigiou a abertura do segundo dia de curso e avaliou a iniciativa. “ Gostaria de destacar o grande papel que a presidente do Conselho de Ações Solidárias e Voluntariado da Assembleia, senhora Rose Traiano vem fazendo. Iniciativas fantásticas que tem todo apoio da Mesa Diretora, de nós colegas deputados e esta ação, especificamente foi um “gol de placa”. As pessoas mais idosas que têm dificuldade em lidar com computadores, com smartphones as vezes ficam privadas de informações, privados de acessar serviços públicos importantes, então isso ganha contornos relevantes de grande importância para os idosos paranaenses. Esta ação da Assembleia em parceria com a Celepar fortalecem a relação do legislativo com a sociedade do Paraná. É sabido por todos que o nosso principal papel é fiscalizar e fazer Leis, mas não custa nada fazer ações importantes que melhorem a vida das pessoas e a Assembleia não tem faltado com isso no exercício do seu papel social”.

Curso

O segundo dia de curso teve como instrutor o coordenador de Sustentabilidade Social da Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar), senhor Luiz Gustavo Dalazen Fernandes, que fez uma avaliação destes dois dias de capacitação a idosos na Assembleia Legislativa. “ Já há dez anos a Celepar tem este programa de inclusão e a cada curso a gente se surpreende como pequenos insights de tecnologia podem fazer a diferença na vida destas pessoas. De nada adianta termos a melhor tecnologia e os melhores aplicativos do mundo se elas têm dificuldade em usar. Então, o que fizemos aqui na Assembleia Legislativa nestes dois dias foi o de promover uma experiência de que a tecnologia sim, pode ser uma aliada na vida destas pessoas”.

A senhora Mathilde Kretschmer participou do curso e ressaltou que um dos seus objetivos foi o de “aprender melhor como tirar fotos para enviar à família e saber usar os programas dos serviços de saúde porque não tenho mais condições de ir até um posto de saúde e ficar esperando já que sofro de muita dificuldade com as pernas me restringindo fazer caminhadas e permanecer em filas de espera. Acredito que com a internet poderei agilizar minhas consultas”.

A Celepar já realizou treinamentos em tecnologia para aproximadamente 15 mil idosos em 97 municípios paranaenses. A iniciativa faz parte do Programa de Inclusão Social e Digital da Pessoa Idosa, criado pela companhia em 2013. A Mesa diretora da Assembleia do Paraná programa realizar o workshop novamente no final de outubro par anovas turmas de idosos.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação