Segurança dos ciclistas depende de conscientização e investimentos

14/05/2018 13h55 | por Cláudia Ribeiro
(Descrição do áudio))

DETRAN,  ABCR, PRF,  PRE, BPTran,  associações de ciclistas de Curitiba e interior, além de ciclistas amadores e profissionais  participaram, na manhã desta segunda-feira (14) no Plenário da Assembleia Legislativa, de uma audiência pública sobre “A Segurança dos Ciclistas”. O objetivo: debater ações preventivas e de fiscalização para minimizar os altos índices de acidentes envolvendo ciclistas. 22% dos acidentes que ocorrem no Brasil envolvem bicicletas, como explica o deputado Evandro Júnior, proponente da audiência.

(Sonora)

Entre as soluções apontadas, estão o planejamento e a conscientização (de todos, ciclistas e motoristas); a criação de bicicletários nos terminais de transporte coletivo, a integração por  ciclovias entre a capital e a RMC, a conscientização sobre o uso de equipamentos adequados.  campanhas publicitárias, que podem envolver ainda  alertas sobre a  presença dos ciclistas nas rodovias brasileiras, melhoria na sinalização,  investimentos em ciclovias, e ainda, sensibilizar os empresários que comercializam bicicletas e mudar a cultura, para que os ciclistas também se responsabilizem.

Os palestrantes lembraram ao longo do debate, que não adianta pensar isoladamente na bicicleta, mas em um planejamento com ações efetivas. De acordo com a PRF, no modelo atual, não há rodovias preparadas,  faltam campanhas, investimentos em equipamentos. E que é  preciso pensar na bicicleta como uma aliada na mobilidade urbana.  Segundo dados da PRF, nas rodovias  federais, entre 2012 e 2016, foram 50 óbitos de ciclistas. Dados do BPTran apontam que,  entre maio de 2017 e abril de 2018, foram 260 acidentes com ciclistas. Com 249 ciclistas feridos e duas mortes. No bairro Sítio Cercado, está  o cruzamento com mais ocorrências e a rua Afonso Camargo, foi a que registrou mais acidentes. O perfil do ciclista é na  faixa etária entre 18 e 29 anos e a maior parte deles são rapazes.

Em 27 de março foi feita uma audiência pública na Câmara dos Vereadores em Curitiba sobre o tema da segurança dos ciclistas  nas rodovias. Ativista e vereador, Goura (PDT)  diz que os debates são importantes, mas que devem sair do discurso para a prática.

(Sonora)

Foram detalhadas algumas  políticas públicas destinadas aos ciclistas já em prática no estado e também no país. Entre elas, estão a inclusão de setembro   como o Mês de Mobilidade, ações como o Dia Mundial sem Carro;   inclusão de questões do teste do DETRAN Paraná na prova teórica para a habilitação relacionadas ao ciclismo,  aumento no cicloturismo;  E também está em  confecção o Manual do Cicloviário, que será lançado pelo Contran em julho.

De acordo com o comandante do BPTran, coronel Polak,  a  segurança nas cidades e nas rodovias passa pela melhoria da  infraestrutura nas vias, na fiscalização, que deve ser voltada também para os ciclistas, com mais operações e pela educação, com a conscientização de motoristas e ciclistas.

(Sonora)

Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro.