Imagine uma semana inteira para que os alunos das escolas públicas e particulares do estado possam conhecer mais sobre as obras de escritores paranaenses? Pois um projeto de lei do deputado Requião Filho (PMDB), aprovado, em primeira discussão, durante a sessão desta segunda-feira (26) na Assembleia legislativa do Paraná, prevê a criação da Semana da Literatura Paranaense nos colégios públicos e privados do Paraná. Pela proposta, a ideia é que, na segunda semana do mês de março, todos os anos, os professores trabalhem atividades variadas com os estudantes para que eles possam se familiarizar com obras de Cristóvão Tezza, Dalton Trevisan e Paulo Leminski, entre tantos outros autores paranaenses, conhecidos em todo o país e até fora do Brasil. Para o parlamentar, essa é mais uma forma de valorizar a literatura do estado.
(Sonora)
Em redação final, passou o projeto do deputado Claudio Palozi (PSC) que dá o nome de “Alexandre Ceranto” ao viaduto que fica na PR-323, no entroncamento com a avenida Tiradentes, em Umuarama.
E pelo menos outras cinco propostas estavam em primeira discussão na sessão desta segunda. Entre elas, o projeto de lei dos deputados Alexandre Curi (PSB) e Luiz Claudio Romanelli (PSB) que prevê o perdão de dívidas das companhias de desenvolvimento municipais, alterando um artigo da legislação. Os deputados Tadeu Venéri (PT) e Requião Filho temem que essa remissão ocasione novas dívidas, mas desta vez, tributárias das empresas, além de questionarem a iniciativa de apresentação da proposta. Mas ela acabou aprovado pela maioria dos deputados.
Outro projeto aprovado em primeira discussão, foi o dos deputados Maria Victoria (PP) e Anibelli Neto (PMDB), que concede o título de “Terra da Erva-Mate” ao município de São Mateus do Sul; O do deputado Marcio Pauliki (PDT), instituindo o Dia Estadual do Movimento das Empresas Júnior no Paraná; o do deputado Marcio Pacheco (PPL), que denomina de “Prefeito Otacílio Mion” a PR-486, do entroncamento com a BR-467, no município de Cascavel, até o Distrito de Jotaesse, em Tupãssi; e o projeto do deputado Nereu Moura (PMDB), que prevê que a festa junina com a maior fogueira de São João do Paraná, atração turística no município de São João, e realizada sempre no dia 24 de junho, faça parte do Calendário Oficial de Eventos do Estado.
Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro.