Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Semana da Literatura Paranaense nas escolas do Paraná é aprovada pelos deputados

26/06/2017 17h37 | por Claudia Ribeiro
Podcast
(Descrição do áudio))

Imagine uma semana inteira para que os alunos das escolas públicas e particulares do estado  possam conhecer mais sobre as obras de escritores paranaenses? Pois um projeto de lei do deputado Requião Filho (PMDB), aprovado, em primeira discussão, durante a sessão desta segunda-feira (26) na Assembleia legislativa do Paraná, prevê   a criação da Semana da Literatura Paranaense nos colégios públicos e privados do Paraná.  Pela proposta, a ideia é que, na segunda semana do mês de março, todos os anos,  os professores trabalhem atividades variadas com os estudantes para que eles possam se familiarizar com obras de Cristóvão Tezza, Dalton Trevisan e Paulo Leminski, entre tantos outros autores paranaenses, conhecidos em todo o país e até fora do Brasil.  Para o parlamentar, essa é mais uma forma de valorizar a literatura do estado.

(Sonora)

Em  redação final,  passou o projeto do deputado Claudio Palozi (PSC) que dá o nome de “Alexandre Ceranto” ao viaduto que fica na PR-323, no entroncamento com a avenida Tiradentes, em Umuarama.

 E pelo menos outras cinco propostas estavam em primeira discussão na sessão desta segunda. Entre elas,  o projeto de lei dos deputados Alexandre Curi (PSB) e Luiz Claudio Romanelli (PSB) que prevê o perdão  de dívidas das companhias de desenvolvimento municipais, alterando um artigo da legislação.  Os deputados Tadeu Venéri (PT) e Requião Filho   temem que essa remissão ocasione novas dívidas, mas desta vez, tributárias das empresas, além de questionarem a iniciativa de apresentação da proposta. Mas ela acabou aprovado pela maioria dos deputados.

  Outro projeto aprovado em primeira discussão,  foi o dos  deputados Maria Victoria (PP) e Anibelli Neto (PMDB), que concede o título de “Terra da Erva-Mate” ao município de São Mateus do Sul; O do deputado Marcio Pauliki (PDT), instituindo o Dia Estadual do Movimento das Empresas Júnior no Paraná; o do deputado Marcio Pacheco (PPL), que denomina de  “Prefeito Otacílio Mion” a PR-486, do entroncamento com a BR-467, no município de Cascavel, até o Distrito de Jotaesse, em Tupãssi; e o projeto do deputado Nereu Moura (PMDB), que prevê que  a festa junina com a maior fogueira de São João do Paraná, atração turística no município de São João, e  realizada sempre no dia 24 de junho, faça parte do Calendário Oficial de Eventos do Estado.

Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro. 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação