Semana de combate ao diabetes será lembrada durante sessão plenária na Assembleia Especialista na doença que afeta 8,8% da população brasileira falará aos parlamentares sobre as ações de conscientização programadas para o período.

08/11/2019 13h10 | por Trajano Budola
Deputado Dr. Batista (PMN), presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa e autor da Lei que criou a Semana Estadual da Conscientização, Prevenção e Combate a Diabetes.

Deputado Dr. Batista (PMN), presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa e autor da Lei que criou a Semana Estadual da Conscientização, Prevenção e Combate a Diabetes.Créditos: Dálie Felberg/Alep

Deputado Dr. Batista (PMN), presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa e autor da Lei que criou a Semana Estadual da Conscientização, Prevenção e Combate a Diabetes.

Na segunda-feira (11), às 14h30, os deputados ouvirão durante a sessão plenária a palestra da vice-presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes, Rosângela Réa, sobre o diabetes, uma doença que, estima-se, afeta 14 milhões de pessoas no Brasil, grande parte sem diagnóstico. A ida dela ao Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná foi proposta pelo presidente da Casa, deputado Ademar Traiano (PSDB) e pelo deputado Dr. Batista (PMN), presidente da Comissão de Saúde Pública, para alertar da importância da campanha de conscientização, prevenção e combate ao diabetes, medida prevista na Lei 18.495/2015, aprovada pelo Legislativo instituindo uma semana estadual dedicada ao tema.

“A discussão lembra as autoridades ligadas às áreas da saúde da importância de políticas públicas para conter o crescimento da diabetes. É fundamental alertar aos órgãos públicos da necessidade de práticas inovadoras para amenizar o problema”, afirma o presidente Ademar Traiano, opinião seguida por Dr. Batista, autor do projeto de lei que originou a Semana Estadual de Conscientização, Prevenção e Combate à Diabetes. “Às vezes as pessoas se esquecem de praticar uma atividade física, por exemplo. Já vi casos de pessoas com diabetes que se tornaram atletas. A prevenção é a melhor cura”, conta o parlamentar que é cirurgião do aparelho digestivo.

Lei – A Semana Estadual da Conscientização, Prevenção e Combate a Diabetes foi instituída por lei em 2015 para estimular que o poder público e a iniciativa privada promovam campanhas de alerta aos cuidados para evitar a doença. De 9 a 18 de novembro, anualmente, são feitos atendimentos, exames, palestras e atividades específicas em hospitais, escolas, universidades e empresas. A data coincide com o Dia Mundial da Diabetes, dia 14 de novembro.

De acordo com o projeto de lei de Dr. Batista (71/2015), que deu origem à lei a “Diabetes Mellitus é uma doença do metabolismo da glicose causada pela falta ou má absorção da insulina, hormônio produzido pelo pâncreas, cuja função é quebrar as moléculas de glicose para transformá-las em energia aproveitada por todas as células”. A lei pretende estimular ações do “Poder Executivo Estadual, em conjunto com as demais entidades que se relacionam com a prevenção, combate e tratamento da doença”.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação