Semana de Conscientização do Ciclo Menstrual quer derrubar tabus em torno da menstruação

17/05/2022 18h06 | por Cláudia Ribeiro
Podcast Deputados aprovam projeto que institui a Semana de Conscientização sobre o Ciclo Menstrual.

Deputados aprovam projeto que institui a Semana de Conscientização sobre o Ciclo Menstrual.Créditos: Dálie Felberg/Alep

Deputados aprovam projeto que institui a Semana de Conscientização sobre o Ciclo Menstrual.

Um levantamento feito em 2018 pela Johnson & Johnson, em parceria com a KYRA Pesquisa & Consultoria, analisou como mulheres de 14 a 24 anos lidam com o período menstrual no Brasil, na África do Sul, na Argentina, nas Filipinas e na Índia. A pesquisa indicou que 54% delas sabiam muito pouco ou nada sobre menstruação no momento da menarca (o primeiro fluxo menstrual) e outras 56% afirmaram que se sentiam desconfortáveis no período da menstruação; e que, após o fim do ciclo, ficavam aliviadas. O estudo apontou ainda que duas em cada cinco meninas pedem absorventes para outras como se fosse um segredo e apenas 26% se sentem produtivas durante o período menstrual. Pois essa falta de informações e até de debates sobre o tema que envolve o período menstrual, levou um grupo de deputados a apresentarem na Assembleia Legislativa do Paraná um projeto de lei que institui a Semana de Conscientização sobre o Ciclo Menstrual, a ser realizada anualmente na semana que compreender o dia 28 de maio. - Dia Internacional da Menstruação. Proposta aprovada em 1º turno na sessão plenária desta terça-feira (17) da Assembleia Legislativa do Paraná, que vai estar iluminada de vermelho na próxima semana.

 Um dos autores, o deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD), lembra que a desinformação acaba favorecendo o desconhecimento da mulher sobre seu próprio corpo, a baixa autoestima e ao complexo de inferioridade, que pode levar a problemas de saúde (decorrentes, por exemplo, de infecção provocada pela coleta errada do sangue menstrual).

(Sonora)

O tema, para a deputada Mabel Canto (PSDB), ainda é considerado tabu para muitas mulheres e a proposta quer afastar esse medo.

(Sonora)

 A Semana de Conscientização sobre o Ciclo Menstrual tem o objetivo de orientar, informar  e conscientizar estudantes das escolas estaduais e a população em geral sobre o tema do ciclo menstrual, como por exemplo, estabelecer um diálogo com os pais e os responsáveis para que sejam instruídos; promover a capacitação dos professores e da equipe pedagógica das escolas para a implementação das ações; desenvolver campanhas educativas, informativas e de conscientização ao longo do ano letivo que envolvam o tema; integrar a população, as organizações da sociedade e os meios de comunicação nas ações; e promover debates e reflexões nas escolas e em outros locais de fácil acesso à população, que visem essa  conscientização.

 As atividades da Semana de Conscientização sobre o Ciclo Menstrual, de acordo com o projeto, deverão ser desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Saúde (SESA) e pela Secretaria de Estado de Educação (SEED) em escolas estaduais, e em outros locais de fácil acesso da população. Além disso, podem ser celebrados convênios ou outros acordos com instituições públicas e privadas.

Pela proposta, a Semana de Conscientização sobre o Ciclo Menstrual passa a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Estado do Paraná.

Também são autores do projeto os deputados Goura (PDT); Cristina Silvestri (PSDB); Cantora Mara Lima (Republicanos); Luciana Rafagnin (PT); Michele Caputo (PSDB); e Boca Aberta Júnior (PROS), que reforça: a Semana de Conscientização sobre o Ciclo Menstrual vem de encontro à legislação aprovada na Assembleia que prevê a distribuição de absorventes íntimos em escolas da rede estadual e nas unidades básicas de saúde do estado. Iniciativa que garante dignidade às adolescentes nas escolas públicas e mulheres que procuram atendimento de saúde, já que é destinado às cidadãs em vulnerabilidade social e econômica. Valor, aliás, que, segundo o parlamentar, já está previsto no orçamento do Estado de 2022.

(Sonora)

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação