Sesa atende solicitação do deputado Goura (PDT) e realiza mutirão contra dengue no Litoral Paranaense

12/04/2023 18h00 | por Assessoria Parlamentar

“Precisamos verificar a regulamentação dessa Lei para fortalecer o combate ao vetor dessas doenças e evitar novos surtos”, afirmou Goura.Créditos: Orlando Kissner/Alep

O deputado Goura (PDT) usou a tribuna na-feira (11) para falar sobre o mutirão de combate à dengue que será realizado pela Secretária de Estado de Saúde (Sesa) no Litoral Paranaense nos próximos dias.

A ação responde a uma demanda apresentada pelo deputado e pela vereadora Luciane Teixeira Pereira (PSD), de Guaraqueçaba, ao secretário de Saúde, César Augusto Neves Luiz. “A vereadora Luciane nos trouxe o relato de um surto de dengue em Guaraqueçaba, em especial em Superagui, e entramos em contato com o secretário Cesar Neves que não mediu esforços para anteder a demanda”, afirmou Goura.

César Neves comunicou ao deputado que as ações de eliminação mecânica de criadouros do mosquito da dengue (Aedes aegypti) no litoral contarão com o apoio do Exército e da Defesa Civil. O mutirão, em todos os municípios do Litoral, está previsto para o dia 21 de abril. Além do mutirão, alguns municípios programaram outras ações de combate ao mosquito.

Para o município de Guaratuba serão seis ações com início nesta quarta-feira (12). Em Guaraqueçaba, as ações estão programadas para os dias 13 e 14 de abril.

Lei

Goura aproveitou para lembrar da Lei 20.209/2020, de sua autoria e dos deputados Dr. Batista, Jonas Guimarães e Tercílio Turini, sobre a adoção de medidas para combater a propagação de doenças transmitidas por vetores, tais como dengue, febre amarela, chikungunya, zika vírus e outras zoonoses, em locais públicos e privados com depósito de bens a céu aberto.

A Lei estabelece uma série de penalidades para quem descumprir as medidas determinadas. Elas vão desde advertência, multas, interdição temporária, suspensão de funcionamento por 30 dias e cassação de autorização de funcionamento.