Quem teve a oportunidade de ficar conectado na manhã desta quinta-feira (17) pelo Facebook pode assistir – ao vivo – pela primeira vez, a sessão plenária da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), que começou às 10 horas e terminou perto do meio-dia. Assim, os debates e as votações, que polarizaram a atenção dos deputados paranaenses, foram acompanhados em tempo real por cidadãos de inúmeras regiões do estado.
Segundo o presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB), essa é mais uma inovação implementada pela Mesa Executiva com a finalidade de fortalecer a integração entre o Legislativo e os paranaenses. “Estamos empenhados em ampliar a transparência da Casa e os canais de comunicação para permanecer próximos dos paranaenses”, afirmou. “Queremos a participação de todos os cidadãos nos debates e decisões que acontecem aqui e envolvem temas importantes para o Paraná. Com a ampliação dos canais de comunicação estamos estimulando a participação de todos. Assim, a Assembleia está sempre de portas abertas para o cidadão”, acrescentou.
Traiano lembrou que a TV Assembleia, que sempre faz a transmissão das sessões (pelo canal 16, da NET), só entra no ar no período da tarde. Isto porque a TV Assembleia compartilha esse canal com Câmaras Municipais e é responsável pela produção do conteúdo transmitido entre 12 e 24 horas. Além disso, as sessões, que regimentalmente iniciam às 14h30, são ainda levadas a todas as regiões do Paraná pela Rede Mercosul, canal 21 (aberto), mas somente no horário vespertino; ou também são transmitidas pelo site (http://www.alep.pr.gov.br).
Já as transmissões das sessões pelo Facebook, a mais popular rede social da história, tiveram início em outubro, quando aconteceu a eleição da nova Mesa Executiva, que tomará posse em fevereiro de 2017. Na estreia na rede social, a Assembleia registrou manifestações de paranaenses que estavam conectados a partir dos municípios como Palmas, Coronel Vivida, Irati, Campo Mourão, Telêmaco Borba e Curitiba, e assistiam em tempo real os pronunciamentos dos deputados.
Canais – A interatividade também é a finalidade da presença da Assembleia no Twitter, Instagram e Flickr. Com publicações diárias, esses canais têm papéis importantes na interatividade e contribuem para garantir a transparência do Legislativo, assegurando agilidade na divulgação dos acontecimentos que são destaque no dia a dia. No Flickr, por exemplo, dezenas de fotos são publicadas diariamente com qualidade e alta resolução gráfica, permitindo que sejam visualizadas e feitos downloads de qualquer local.
A Alep vem aperfeiçoando também a cobertura jornalística feita pelo site; mantém uma programação diferenciada na TV Assembleia; e produz reportagens especiais de todos os acontecimentos através da Rádio Assembleia, que envia boletins diários a cerca de 400 emissoras. Além disso, é importante lembrar: quem não tem a oportunidade de assistir as sessões plenárias da Assembleia em tempo real pode acessar o canal do Legislativo no YouTube, onde todo esse conteúdo permanece disponível.