Sessão Em Cascavel Foi Marcada Pelo Sucesso e Teve Expressiva Participação da Sociedade

14/04/2011 14h00 | por Edmundo Inagaki

Créditos: Edmundo Inagaki

Sucesso. Esta palavra pode ser usada para definir a sessão ordinária da Assembleia Legislativa realizada na noite de quarta-feira (13), na Câmara Municipal de Cascavel, dentro do projeto de interiorização da AL, idealizado pelo presidente da Casa, deputado Valdir Rossoni (PSDB), e pelo 1º secretário, deputado Plauto Miró (DEM).
O evento na cidade-pólo da região Oeste do Paraná contou com a participação de outros 22 deputados estaduais – Adelino Ribeiro (PSL), Ademar Traiano (PSDB), André Bueno (PDT), Augustinho Zucchi (PDT), Bernardo Ribas Carli(PSDB), Caíto Quintana (PMDB), Cantora Mara Lima (PSDB), Duílio Genari (PP), Edson Praczyk (PRB), Elio Rusch (DEM), Enio Verri (PT), Evandro Júnior (PSDB), Fábio Camargo (PTB), Fernando Scanavaca (PDT), Gilberto Martin (PMDB), Leonaldo Paranhos (PSC), Luciana Rafagnin (PT), Nelson Luersen (PDT), Nereu Moura (PMDB), Péricles de Mello (PT), Professor Lemos (PT) e Reni Pereira (PSB) – do ex-deputado Elton Welter (PT), do deputado federal Alfredo Kaefer (PSDB), do prefeito de Cascavel Edgar Bueno (PDT), do presidente da Câmara, vereador Marcos Sotille Damaceno (PDT), além de prefeitos e vereadores de mais de 28 municípios vizinhos, representantes de entidades de classe, como a Associação da Câmara de Vereadores do Oeste do Paraná (Acamop) e a Associação Comercial e Industrial de Cascavel (Acic), sindicatos, líderes comunitários e centenas de populares, que lotaram as dependências da Câmara cascavelense.
Balanço - Em seus pronunciamentos, Rossoni e Miró destacaram a importância das sessões itinerantes pelo interior (a próxima parada será em Ponta Grossa, em 11 de maio) e fizeram um balanço detalhado das ações implementadas desde fevereiro pela nova Mesa Executiva para restabelecer a credibilidade do Poder Legislativo.
Atendendo proposição do deputado Paranhos, o presidente da Assembleia instalou a CPI dos Leitos do SUS, que vai investigar possíveis irregularidades relacionadas aos leitos de internamento nos hospitais credenciados pelo Sistema Único de Saúde no Estado.
Também foram encaminhadas ao Legislativo dezenas de reivindicações relacionadas, principalmente, à melhoria da infra-estrutura de Cascavel e de toda região Oeste, como a construção do Aeroporto Regional, a duplicação da BR 277, a ampliação do Hospital Universitário, entre outras demandas. “Ouvimos muitas solicitações e acho que temos que acelerar a interiorização, porque a população está carente, ela quer participar desse processo. A maior prova disso é que para fazermos uma sessão em Curitiba, com tantas pessoas como temos aqui hoje, é muito difícil. O auditório está lotado, com muita participação, todos querendo fazer críticas e sugestões para a Assembleia Legislativa”, afirmou Rossoni.
A impressão também é compartilhada pelo 1º secretário da Assembleia. “A participação popular nas sessões itinerantes vem superando nossas expectativas, e isso é extremamente positivo. Tenho certeza que teremos o mesmo êxito em Ponta Grossa”, completou Miró, que tem base eleitoral nos Campos Gerais.

Crédito Foto: Nani Gois/ALEP