Sessão solene celebrará o primeiro ano de criação da ALMEPAR Cerimônia acontece nesta sexta-feira (30) às 15 horas na Assembleia Legislativa do Paraná por proposição do deputado Alexandre Amaro (Republicanos).

28/08/2019 09h30 | por Diretoria de Comunicação com assessoria parlamentar
Sessão solene marca o primeiro ano da Academia de Letras dos Militares Estaduais do Estado Paraná

Sessão solene marca o primeiro ano da Academia de Letras dos Militares Estaduais do Estado ParanáCréditos: Almepar

Sessão solene marca o primeiro ano da Academia de Letras dos Militares Estaduais do Estado Paraná

O primeiro ano de existência da Academia de Letras dos Militares Estaduais do Estado Paraná (ALMEPAR) será celebrado em uma sessão solene proposta pelo deputado Alexandre Amaro (Republicanos). O evento acontecerá na sexta-feira (30) às 15 horas na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). O intuito do evento, segundo o proponente, é homenagear os nobres militares que fazem parte deste grupo que busca estimular a produção literária na Corporação, bem como valorizar os policiais que já tem títulos publicados sobre segurança pública.

A ALMEPAR foi criada no dia 28 de agosto de 2018, durante as comemorações dos 164 anos da Polícia Militar. A sede administrativa fica localizada na antiga sede da Associação da Vila Militar em Curitiba, e o espaço também conta com uma biblioteca onde são expostas as obras dos integrantes da Academia.  Ela está sob a presidência do coronel reformado Antônio Celso Mendes, que possui mais de 15 livros publicados e ocupa a cadeira número 34 da Academia Paranaense de Letras. O objetivo da ALEMPAR é o de pesquisar fatos históricos que têm permeado as atividades da Polícia Militar do Paraná, os quais permanecem desconhecidos não só por seus integrantes, mas principalmente pelo povo paranaense, a quem a Corporação tem dedicado o vigor de seus componentes, muitas vezes com o sacrifício da própria vida pela segurança e a paz.

O grupo é formado por 18 acadêmicos que possuem envolvimento com a literatura e fazem parte de várias épocas da PM, é uma iniciativa para preservar a história da Corporação e buscar a expansão da produção literária sobre a segurança pública.

Além disso, a ALMEPAR, em suas pesquisas, pretende realçar o trabalho profissional de inúmeras lideranças que têm pontificado a sua história, verdadeiros chefes militares de competência reconhecida e cujas iniciativas solidificaram o conceito da Corporação no âmbito da comunidade. Para Amaro é de grande valia prestar essa homenagem à Academia, pois manter viva a história da corporação é muito importante para as futuras gerações, e cultivar esse legado é de suma importância para que a história da PM do Paraná jamais seja esquecida pela nossa sociedade, nem nos dias de hoje e muito menos nas gerações futuras.

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação