Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Sessão solene na Assembleia Legislativa comemora os 300 anos de Nossa Senhora Aparecida A solenidade especial, comemorativa da data histórica para a Igreja Católica, atendeu a uma proposição do deputado Nereu Moura.

09/10/2017 18h30 | por Sandra C. Pacheco
Sessão Solene em homenagem ao "Jubileu de 300 anos de Nossa Senhora Aparecida".

Sessão Solene em homenagem ao "Jubileu de 300 anos de Nossa Senhora Aparecida".Créditos: Noemi Froes/Alep

Sessão Solene em homenagem ao "Jubileu de 300 anos de Nossa Senhora Aparecida".

A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) realizou uma sessão solene especial ao final da tarde desta segunda-feira (9) para, conforme proposição do deputado estadual Nereu Moura (PMDB), celebrar os 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida por três pescadores no Rio Paraíba, no interior de São Paulo. A data histórica para a Igreja Católica reuniu autoridades civis e eclesiásticas, além de fiéis, Entre os presentes, o capelão da Assembleia, padre José Aparecido Pinto, representando o arcebispo metropolitano de Curitiba, Dom José Antonio Peruzzo, e o padre Roberto Claudiano da Silva Filho, representando os missionários redentoristas do Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

“Sou devoto, meu pai também era. Assim como nós, são milhões de brasileiros e paranaenses fiéis. O Brasil, inclusive, é o país com maior número de católicos no mundo. Nada mais justo, portanto, que o Poder Legislativo abrir as portas para a manifestação de fé do seu povo e render homenagens à Nossa Senhora”, destacou o deputado proponente das homenagens.

A sessão solene foi presidida pelo deputado Evandro Araújo (PSC), e contou ainda com a presença dos deputados Claudio Palozi (PSC), Schiavinato (PP) e Marcio Pacheco (PPL). Durante o evento foram homenageadas igrejas, catedrais e santuários dedicados à Padroeira Nossa Senhora Aparecida no Paraná, bem como missionários redentoristas, que são os responsáveis pela Basílica Nacional. No estado do Paraná a congregação atua na capital, através do Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, e nas paróquias de Ponta Grossa, Paranaguá, Telêmaco Borba e Guaratuba.  

Aparecida – Segundo a tradição católica, a virgem Santa, mãe de Jesus Cristo, apareceu em diversas localidades ao redor do mundo, em diferentes momentos históricos. No Brasil, Maria apareceu na forma de uma imagem negra, na época em que a escravidão ainda era corrente no país. Maria foi proclamada Nossa Senhora da Conceição Aparecida como padroeira do Brasil, pelo Papa Pio XI. E o Brasil de fé católica rende-se ao amor da “Mãe Negra” no dia 12 de outubro, data que marcou, em 1980, a proclamação de feriado nacional – pela Lei federal nº 6.802, de 30 de junho de 1980 – e a consagração do Santuário Nacional de Aparecida, pelo Papa João Paulo II. Também nesta lei a República Federativa do Brasil reconhece oficialmente Nossa Senhora Aparecida como padroeira do Brasil.

A aparição da imagem de Nossa Senhora de Aparecida ocorreu em 1717, época ainda das chamadas Capitanias Hereditárias. O governante das capitanias de São Paulo e Minas, dom Pedro de Almeida, estava então de passagem pelo Vale do Paraíba, na região de Guaratinguetá. O povo da localidade, inspirado pela visita ilustre, resolveu fazer uma festa de boas-vindas. Para isso chamaram três pescadores para lançar as redes no rio e pescar bons peixes, ainda que o mês de outubro não fosse propriamente tempo favorável para a captura de peixes. No entanto, como não podiam rejeitar o pedido, os pescadores rezaram pela proteção e benção da Virgem Maria e de Deus para que pudessem voltar à terra com fartura. Depois de muitas tentativas frustradas, com grande surpresa eles pescaram o corpo de uma imagem esculpida em barro. Curiosos, lançaram novamente as redes e pescaram depois uma cabeça, que se encaixou perfeitamente ao corpo. E depois deste encontro, que nos dias atuais é representado em todo o Brasil no dia 12 de outubro, o barco se encheu completamente de peixes.

A partir de então a devoção da Santa foi se espalhando, inicialmente nas casas, depois se construiu uma capela, depois uma basílica, até chegar ao quarto maior santuário do mundo, o Santuário Nacional de Aparecida, localizado na cidade de Aparecida, no estado de São Paulo. Ao longo de três séculos inúmeros milagres têm sido atribuídos à Santa, e a devoção a Nossa Senhora Aparecida espalhou-se Brasil afora.

Ouça o Podcast relacionado





 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação