Sessão Solene na Assembleia Legislativa homenageia os 37 anos de fundação da Femoclan Solenidade proposta pelo 1º secretário da Casa, deputado Alexandre Curi (PSD), e pela 2ª secretária, deputada Maria Victoria (PP), condecorou 1.200 líderes comunitários de todo o estado.

30/05/2023 20h08 | por Antônio Dilay
A solenidade aconteceu na noite desta terça-feira (30), no Plenário da Assembleia.

A solenidade aconteceu na noite desta terça-feira (30), no Plenário da Assembleia.Créditos: Orlando Kissner/Alep

A solenidade aconteceu na noite desta terça-feira (30), no Plenário da Assembleia.

Sessão Solene lotou o Plenário da Casa na noite desta terça-feira (30).Créditos: Orlando Kissner/Alep

Sessão Solene lotou o Plenário da Casa na noite desta terça-feira (30).

A Assembleia Legislativa do Paraná promoveu na noite desta quarta-feira (30) sessão solene em homenagem aos 37 anos de fundação da Federação Comunitária das Associações de Moradores de Curitiba e Região Metropolitana (Femoclam), completados no último dia 1º de março e em comemoração ao Dia do Líder Comunitário, momento em que serão homenageados 1.200 líderes comunitários de Curitiba e Região Metropolitana.

A solenidade foi proposta pelo primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, deputado Alexandre Curi (PSD), e pela segunda-secretária, deputada Maria Victoria (PP).  A deputada Maria Victoria também é autora da Lei estadual nº 18.869/2016, que instituiu o Dia Estadual do Líder Comunitário, comemorado anualmente no dia 5 de maio.

O deputado Alexandre Curi (PSD) declarou que "é imensa a satisfação e alegria dessa sessão para homenagear, em nome da Femoclam, todo o movimento comunitário do estado do Paraná, reconhecendo a importância individual de cada um que busca melhorar a situação de vida de suas comunidades. Como deputado estadual, sou reconhecido pelo meu trabalho municipalista, de ir às cidades entender e atender as demandas específicas de cada um dos nossos municípios. Se a vida do Estado ocorre nas cidades, é nos bairros, em cada comunidade, que acontecem as demandas da cidade".

Para a segunda secretária da Assembleia, deputada Maria Victoria (PP), “precisamos muito dos líderes comunitários. Sou uma grande entusiasta dessa missão de estar perto, de estar lá na ponta, ouvindo e entendendo os anseios da população. Ser líder comunitário é, acima de tudo, uma vocação. São os líderes comunitários que nos trazem as demandas para que possamos fazer cada dia melhor o trabalho pela população de toda a Curitiba e Região Metropolitana, em também do estado do Paraná”.

A mesa ficou composta pelos anfitriões, deputado Alexandre Curi (PSD) e deputada Maria Victória (PP); vice-governador Darci Piana, secretário de Estado das Cidades e vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; secretário de Estado do Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni; secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara; diretor presidente da CEASA Paraná, Éder Bublitz; prefeito de Campina Grande do Sul e presidente da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba, Bihl Zanetti; prefeito de Campo Largo, Maurício Rivabem; presidente da Federação Comunitária das Associações de Moradores de Curitiba e Região Metropolitana (FEMOCLAM), Nilson Elísio Pereira e o presidente de honra da FEMOCLAM, representando todas as lideranças comunitárias homenageadas, João Pereira.

O vice-governador, Darci Piana, afirmou que “a FEMOCLAM tem 37 anos de bons serviços prestados a municipalidade. São pessoas que vivem na comunidade e se destacam pelo serviço que fazem. Eu venho de uma entidade social que é Serviço Social do Comércio (SESC) e nós fazemos um trabalho grandioso, mas sabemos do valor que estas pessoas têm e do que eles fazem, por isso ajudamos e somos parceiros destes agentes. É justa a homenagem e muito bem lembrado pela Assembleia promover o reconhecimento das Associações de Bairro em referência ao Dia do Líder Comunitário”.

O secretário de Estado das Cidades e vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, afirmou que “todos sabem do respeito, admiração e apoio que dedico ao líder comunitário. Valorizo o trabalho de cada um de vocês com muita força. Gostaria que todos vocês soubessem que a minha vinda aqui hoje é para fortalecer o apoio que o poder público deve dispensar aos líderes comunitários, porque são vocês que estão na ponta recebendo as demandas da população”.

O presidente da Femoclam, Nilson Pereira, afirmou que a homenagem é importante por reconhecer o trabalho das lideranças comunitárias de Curitiba e Região Metropolitana. “Hoje homenageamos 1200 lideranças. Não só da capital, mas de todo o Paraná. E para o líder comunitário, que é totalmente voluntário, este é o maior reconhecimento que existe pelo trabalho que ele faz no seu bairro ou na sua vila. É um orgulho receber essa homenagem desta Casa de Leis”, disse.

Para a presidente da Associação de Moradores e Amigos da Vila Liberdade, Ana Maria e Nova Esperança do município de Colombo, Virlame Eduarda do Nascimento contou “que a Associação atende em torno de 500 famílias em um universo de 5 mil moradores. Temos formação em inglês com certificação para que conste em currículos, aulas de artesanato, capoeira, zumba, estamos agora inaugurando nossa biblioteca pública com livros doados pela UTFPR e muito trabalho com a ajuda de toda comunidade. Atendemos a população e levamos as demandas para a prefeitura, secretarias para os vereadores e deputados. E para nós é um orgulho muito grande ter o nosso trabalho reconhecido aqui na Assembleia em um dia como hoje”.

A cerimônia contou com as participações da deputada Flávia Francisquini (União Brasil) e do deputado Anibelli Neto (MDB), do secretário-geral da FEMOCLAM, Paulo Roberto dos Santos, além de prefeitos, vereadores, autoridades municipais e estaduais, lideranças comunitárias, dirigentes de organizações não governamentais (ONGs), Clubes de Motociclistas e convidados os homenageados.

Femoclan

Inúmeras organizações da sociedade civil decidiram unir forças e fundaram no dia 1º de março de 1986 a “Liderança das Associações de Moradores de Curitiba e Região Metropolitana”, que teve Luiz Francisco da Silva como primeiro presidente. O nome da entidade foi modificado no mesmo ano, com a Liderança passando a ser chamada de MOCLAM – Movimento Curitibano das Lideranças de Associações de Moradores de Curitiba e Região Metropolitana. Em 1989, depois de experimentar expressivo crescimento, a MOCLAM transformou-se na FEMOCLAM – Federação Comunitária das Associações de Moradores de Curitiba e Região Metropolitana.

Com milhares de entidades afiliadas, é objetivo central da FEMOCLAM promover a orientação e organização de associações de moradores, clubes de mães e grupos similares, representativos das diferentes comunidades. Além de promover e contribuir para a formação e o desenvolvimento da vida comunitária dos moradores, ela luta por políticas habitacionais consistentes, por políticas salariais mais justas, por qualidade de vida e justiça social.

Ao lado da FECAMPAR – Federação das Entidades Comunitárias e Associações de Moradores do Paraná, fundada em agosto de 2003, a FEMOCLAM representa as entidades junto aos poderes públicos, lutando por melhores condições sociais, econômicas e assistenciais, sempre buscando promover o desenvolvimento humano, cultural, social, econômico e o bem-estar das comunidades. Sua rotina consiste em levar ao conhecimento dos poderes públicos os problemas enfrentados pelas comunidades, pleiteando as respectivas e mais adequadas soluções.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação