Sessão solene na Assembleia Legislativa presta homenagem aos trabalhadores do Paraná

09/05/2013 19h21 | por Nádia Fontana
Pregão presencial para reforma e manutenção na Alep.

Pregão presencial para reforma e manutenção na Alep.Créditos: Pedro Oliveira (Alep / crédito obrigatório)

Pregão presencial para reforma e manutenção na Alep.
A Assembleia Legislativa realizou sessão especial na noite desta quinta-feira (9) para homenagear trabalhadores dos mais diversos setores e regiões do Paraná, por serem destaques em suas áreas de atuação, com o Prêmio Personalidade Empreendedora do Paraná. A solenidade aconteceu por proposição da deputada Rose Litro (PSDB), com apoio da Fundação Força Trabalhista do Paraná (FOTRAPAR) e da União das Associações de Empregados das Cidades Industriais do Paraná (UNAECIC), em comemoração ao Dia do Sindicalista do Estado do Paraná e ao Dia Internacional do Trabalhador. O deputado Alceu Maron Filho (PSDB), como também diversos vereadores, lideranças sindicais e do movimento social, prestigiaram o evento.

Para a deputada Rose Litro, a honraria, que já está em sua 19ª edição, é simbólica e assinala, ainda que modestamente, a importância dos trabalhadores e das instituições homenageadas. Ela afirmou que cada um dos profissionais homenageados tem atuação exemplar em sua área, e acabam estimulando a formação de uma grande cadeia de desenvolvimento no estado.  A deputada citou também a importância da instituição do Dia do Sindicalista, resultado de um projeto apresentado por ela com o apoio da FOTRAPAR, data que reverencia os profissionais que alcançaram uma atuação de destaque.

Segundo o professor Walter César, que falou em nome da FOTRAPAR e da UNAECIC, esses momentos são muito especiais porque representam a oportunidade de reconhecer mais uma vez a luta dos trabalhadores. Ele lembrou que a solenidade integra um calendário de celebrações que as duas entidades realizam no estado. Para Walter César, a instituição do Dia do Sindicalista é também uma demonstração da sensibilidade do Parlamento, que aprovou a lei, e do Poder Executivo, que a sancionou. De acordo com o professor, nesses 19 anos já foram homenageados cerca de 4.500 trabalhadores, que se transformam com seus exemplos em incentivo aos colegas por representarem a ética, o amor, o respeito e a dedicação ao trabalho. “São profissionais que se tornaram exemplo em suas áreas de atuação e, por isso, recebem essa honraria neste mês de maio marcado por manifestações dos trabalhadores”, acrescentou.

“É uma honra receber essa homenagem”, afirmou o engenheiro José Baka Filho, um dos homenageados, que representou os trabalhadores portuários do Paraná, categoria integrada por cerca de dez mil profissionais. Ele observou que sua área tem grande importância na movimentação de inúmeros produtos que entram e saem do país, gerando inúmeras riquezas. “É importante celebrar essa data, que é um marco de grandes conquistas para os trabalhadores”, acrescentou.

Histórico – A instituição do Dia do Sindicalista do Estado do Paraná, data celebrada no dia 10 de maio, é resultado de um projeto de lei apresentado pela deputada Rose Litro, que foi aprovado há dois anos pela Assembleia Legislativa, e sancionado pelo governador Beto Richa. Convertido em Lei, tomou o nº 16.932 (em 19 de outubro de 2011).

Já o Dia do Trabalhador é festejado universalmente no dia 1º de maio. Registros mostram que a história em torno da data remonta ao ano de 1886 quando, na industrializada cidade de Chicago (EUA), milhares de trabalhadores foram às ruas reivindicar melhores condições de trabalho, entre elas, a redução da jornada de trabalho de treze para oito horas diárias. Relatos revelam ainda que no Brasil a data é celebrada desde o ano de 1895. Entretanto, somente no governo do presidente Artur Bernardes, em setembro de 1925, esta data tornou-se oficial.