Sessão solene na Assembleia Legislativa presta homenagens ao Clube dos Desbravadores

30/04/2013 19h18 | por Sandra C. Pacheco

Deputados e entidades de classe discutem problemas e soluções na CPI da Telefonia Móvel.Créditos: Sandro Nascimento (Alep / crédito obrigatório)

Autoridades e lideranças religiosas participaram na tarde desta terça-feira (30), na Assemblei Legislativa, da sessão solene de homenagem aos Clubes dos Desbravadores do Paraná, movimento mundial da Igreja Adventista do 7º Dia. Proposto pelo deputado Artagão de Mattos Leão Júnior (PMDB), o evento serviu também para marcar o Dia Mundial dos Desbravadores, comemorado no dia 27 de abril em várias partes do mundo onde a entidade tem representação.

Mattos Leão lembrou que os Desbravadores estão presentes em mais de 160 países, com 99 mil sedes e mais de dois milhões de seguidores. Fundado em 1950, o clube busca o desenvolvimento social, cultural, espiritual e de consciência de solidariedade ao próximo, além da defesa do meio ambiente. É direcionado a crianças de 10 a 15 anos, de diferentes classes sociais, cor ou religião, que se reúnem uma vez por semana para aprender a desenvolver talentos, habilidades, percepções e o gosto pela natureza.

“Ao longo de cinco anos os grupos de jovens, coordenados por adultos, participam de práticas de aprendizado em mais de 300 tipos de especialidades, que vão de primeiros socorros a cuidados com a casa, passando por acampamentos, caminhadas, escaladas, exploração de cavernas e outras atividades voltadas à valorização e à preservação da natureza, observando sempre a importância da dependência de Deus. É tão significativo o movimento que já realizamos eventos com a participação de vinte mil desbravadores de vários pontos do mundo”, destacou o parlamentar, apontando ainda o papel de ações como essas na formação de valores para a vida adulta.

Solidariedade - Trabalhando em equipe, os desbravadores buscam ser úteis à comunidade, participando ativamente de campanhas de auxílio a pessoas carentes e de combate ao uso de drogas, de álcool e de cigarros.

A sessão solene foi aberta oficialmente pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valdir Rossoni (PSDB), que destacou a fundamental importância do movimento, que “une os povos pelo sentimento de amizade e amor ao próximo”. Também participaram da homenagem o diretor do Departamento de Pesquisa e Monitoramento da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Renato Wojcikiewcz, representando o prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet; a coordenadora de Proteção Social Especial da Família e do Desenvolvimento Social, representando a titular Fernanda Richa; os deputados Gilson de Souza (PSC), Pedro Lupion (DEM) e Leonaldo Paranhos (PSC); o líder dos Desbravadores da Associação Central Paranaense da Igreja Adventista do 7º Dia, pastor Aryel Marques, o líder da Associação Sul Paranaense da Igreja, pastor Jayme Gandra, a diretora do Clube Ellen White, Janaina Goch, e o diretor do Clube Leo Ranzolin, Roger Marquartd, além de inúmeras personalidades, convidados e homenageados.