Sessões solenes homenageiam entidades e personalidades de destaque Eventos, além de aproximar a população do Poder Legislativo, demonstram o reconhecimento dos deputados e da Assembleia pelas ações desenvolvidas.

17/07/2019 12h15 | por Thiago Alonso
Homenagem aos 100 anos do Hospital Pequeno Príncipe.

Homenagem aos 100 anos do Hospital Pequeno Príncipe.Créditos: Orlando Kissner/Alep

Homenagem aos 100 anos do Hospital Pequeno Príncipe.

A sessão solene em comemoração ao Dia Internacional dos Trabalhadores lotou o plenário da Assembleia Legislativa do Paraná.Créditos: Dálie Felberg/Alep

A sessão solene em comemoração ao Dia Internacional dos Trabalhadores lotou o plenário da Assembleia Legislativa do Paraná.

A entrega do título de Cidadão Honorário do Paraná ao senador Oriovisto Guimarães reuniu diversas autoridades do estado.Créditos: Orlando Kissner/Alep

A entrega do título de Cidadão Honorário do Paraná ao senador Oriovisto Guimarães reuniu diversas autoridades do estado.

O Balé Teatro Guaíra e a Paraná Turismo. O Programa Nota Paraná, os bombeiros paranaenses que foram para Brumadinho, o restaurante Cascatinha. Policiais militares, a classe trabalhadora, o Hospital Pequeno Príncipe. Em comum, além do trabalho desenvolvido em benefício do Estado, outro fato iguala este grupo: eles foram homenageados em sessão solene pela Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) em 2019. Personalidades de destaque da sociedade paranaense também foram lembradas. De acordo com o Cerimonial da Casa, foram realizadas no ano 21 sessões solenes antes do recesso parlamentar de julho. As propostas partem dos deputados estaduais.   

As atividades da Assembleia em 2019, aliás, começaram com uma sessão solene. Na manhã de 1° de janeiro, uma terça-feira, o governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) assumiu o mandato à frente do Poder Executivo do Estado do Paraná, ao lado do vice-governador, Darci Piana (PSD). A cerimônia de posse, prestigiada por inúmeras autoridades, foi conduzida pelo deputado Ademar Traiano (PSDB), presidente do Legislativo Estadual.

Por coincidência, umas das últimas atividades parlamentares do semestre também foi uma sessão solene. Por proposição do deputado Goura (PDT), o Balé Teatro Guaíra, que completa 50 anos, foi homenageado no Plenário da Casa na última terça-feira (16). Outras efemérides e aniversários também ganharam destaque, como os centenários da Convenção Batista Paranaense, proposição da deputada Cantora Mara Lima (PSC), do Hospital Pequeno Príncipe, proposição do deputado Michele Caputo (PSDB), e da Ordem DeMolay, proposição do líder do Governo, deputado Hussein Bakri (PSD).

Personalidades de destaque também foram homenageadas. O senador Oriovisto Guimarães (PODE) recebeu o título de Cidadão Honorário do Paraná, concedido durante sessão solene. Proposta pelo deputado estadual e atual secretário do Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Marcio Nunes (PSD), a homenagem ao empresário, natural do Estado de São Paulo, reuniu autoridades dos três Poderes do Estado, além de colaboradores, professores e alunos do Grupo Positivo, instituição co-fundada por ele em 1972. “Nem em meus sonhos imaginei que este dia aconteceria, ser reconhecido pelo meu Paraná, estado em que passei toda a minha vida. Tudo que construí foi aqui. Receber este título de cidadão honorário é uma honra imensa e motivo de grande orgulho”, afirmou ele na ocasião.

Também foram realizadas sessões para a outorga do título de Cidadania Honorária do Paraná ao empresário Alfredo Khouri, proposto pelos deputados Tiago Amaral (PSB) e Alexandre Curi (PSB), e ao pastor Ival Teodoro da Silva, da Igreja Assembleia de Deus, proposta pela deputada Cantora Mara Lima.  Em sessão solene ocorreu a entrega do título de Cidadão Benemérito do Paraná ao dentista Umberto Tolari, em reconhecimento aos serviços filantrópicos prestados à população mais carente. A proposição foi do deputado Tiago Amaral.

Personagens – Durante estas homenagens, a Assembleia recebeu pessoas que, muitas vezes desconhecidas do grande público, fazem a diferença no Estado. É o caso de Tatiana Forte, que cresceu no Pequeno Príncipe. A mãe dela, Ety Gonçalves Fortes, é presidente voluntária da Associação Hospitalar de Proteção à Infância Dr. Raul Carneiro. Desde os quatro anos de idade, Tatiana percorre os corredores do hospital com a mãe. Tatiana cresceu, estudou psicologia e voltou ao Pequeno Príncipe para um estágio. Acabou ficando de vez. Já são 28 anos. Hoje ela é diretora de extensão das Faculdades Pequeno Príncipe.

A cozinheira Gertrud Engelhard, de 69 anos, é a mais antiga na função no Restaurante Cascatinha, que, por proposição do deputado Anibelli Neto (MDB), foi homenageado quando completou 70 anos. Gertrud trabalha lá desde 1972. Emocionada com a homenagem feita pela Assembleia, disse que não esperava tal reconhecimento.

O Capitão Daniel Lorenzetto, comandante do Grupo de Operações de Socorro Tático (Gost) do Corpo de Bombeiros, também recebeu uma homenagem durante a sessão solene que reconheceu a bravura dos bombeiros paranaenses que trabalham em Brumandinho. A tragédia causou mais de 240 mortes e 24 pessoas ainda seguem desaparecidas. Foi um dos primeiros homens a chegar ao local e contou o que viu. “O que mais me marcou foi o primeiro contato com a lama. Havia trechos de mais de 15 metros de lama. Não tinha nada, só lama. Essa dimensão grandiosa me tocou. O helicóptero deixou nosso grupo em uma área e começamos a cavar. Era um odor cadavérico. Cavamos por quatro horas naquele dia”, recordou.

Prestígio – A sessão solene foi uma proposição do deputado estadual Tião Medeiros (PTB). Para o parlamentar, o instrumento é importante para reconhecer a atuação de pessoas que trabalham em favor do Paraná. “Valorizo muito as homenagens e as solenidades que nosso regimento interno permite, mas entendo que deva ser algo relevante para sociedade, um trabalho que tenha destaque. Para homenagear alguém, tem de ser por merecimento, por seu valor”, disse. 

O parlamentar explicou que considerou a relevância do trabalho dos bombeiros paranaenses em Brumadinho ao propor a sessão. “Fiz a homenagem por enxergar ali uma atitude humana e de grandeza. Os paranaenses estenderam as mãos para os amigos de Minas Gerais por meio do Corpo de Bombeiros. Foi uma atitude muito louvável, por isso resolvi homenageá-los. É uma forma de agradecimento e prestígio”. 

O deputado Delegado Recalcatti (PSD), que propôs a celebração dos 19 anos do Centro Universitário UniBrasil, concordou. “As sessões solenes permitem que nós, parlamentares, possamos reconhecer o trabalho daqueles que ajudam no desenvolvimento do Paraná”, afirmou.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • labels.alep_enem
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação