Sessões solenes homenageiam Semana da Pátria, Ordem Rosacruz, Dia do Obreiro Universal e apóstolo Sérgio Castro Sessão solene em comemoração à Semana da Pátria acontece na segunda-feira (2) a partir das 18 horas por proposição do deputado Subtenente Everton (PSL).

30/08/2019 17h30 | por Thiago Alonso

A Ordem Rosacruz será homenageada em sessão solene na Alep proposta pelo deputado Goura (PDT).Créditos: Divulgação Ordem Rosacruz

Quatro sessões solenes marcam a agenda da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) na próxima semana. Os eventos prestam homenagens à Semana da Pátria, ao dia do Obreiro Universal, ao apóstolo Sérgio de Castro Oliveira e à Ordem Rosacruz. Todas as solenidades ocorrem no Plenário da Casa.

A sessão solene comemorativa à Semana da Pátria ocorre na segunda-feira (02), às 18 horas, por proposição do deputado Subtenente Everton (PSL). A Semana da Pátria se inicia em 1º de setembro e vai até o dia 7 de setembro, quando é relembrada a história da independência do Brasil, em 1822. “Entendemos que esta celebração se constitui em privilegiada oportunidade de difundir os mais elevados princípios patrióticos, envolvendo toda a sociedade”, afirma o deputado proponente.

A solenidade vai contar com a presença de militares do Exército Brasileiro. De acordo com o parlamentar, são esperados o general de divisão Carlos José Russo Assumpção Penteado, Comandante da 5ª Divisão de Exército (5ª DE); o general de brigada Aléssio Oliveira da Silva, Comandante da 5ª Região Militar (5ª RM), além de outros comandantes das organizações militares de Curitiba. Estão sendo aguardados também militares da reserva e seus familiares, ex-combatentes da Legião Paranaense do Expedicionário, Associação Batalhão Suez do Paraná, Veteranos, Amigos da Velha Guarda do Material Bélico, a Guarda Municipal, a União dos Escoteiros do Brasil, entre outros.

Voluntariado – Na terça-feira (3), às 19 horas, ocorre a sessão solene em homenagem ao Dia do Obreiro Universal, por proposição do deputado Alexandre Amaro (Republicanos). O evento contará com a presença de obreiros da Igreja Universal. Eles são voluntários e desenvolvem um trabalho de apoio espiritual às pessoas que procuram a instituição. Também atuam em grupos de apoio em locais como hospitais, presídios, orfanatos e asilos.

Para o deputado Alexandre Amaro, é importante valorizar esses colaboradores. “Todos devemos fazer nossa parte e não só esperar que o governo faça a dele. O trabalho dos obreiros é valoroso para a sociedade”, avalia.

Cidadão Benemérito – Na quarta (4), também às 19 horas, ocorre a sessão de outorga do Título de Cidadão Benemérito do Paraná ao apóstolo Sérgio de Castro Oliveira. A proposição é do segundo-secretário da Assembleia, Gilson de Souza (PSC).  De acordo com o parlamentar, a iniciativa marca o reconhecimento do Poder Legislativo estadual pelos relevantes trabalhos sociais e eclesiásticos desenvolvidos pelo líder religioso ao Estado.

Fundador da Igreja Evangélica Templo das Águias (IETA), o Apóstolo Sérgio de Castro é professor, conselheiro e líder religioso atuante na área espiritual através da pregação do Evangelho. Também tem um trabalho desenvolvido na área social, promovendo a realização de projetos voltados para arrecadação de alimentos para famílias carentes e campanhas de doação de sangue.

Natural de Curitiba, o apóstolo Sérgio Castro nasceu em 1959. Formado em teologia pelo Instituto Teológico Quadrangular (ITQ), ele é também bacharel em “Ministry Couseling”, pela Flórida Christian Universty, e em teologia pela Universidade Cesumar. Tem ainda formação pela International Leadership Institute (ILI), onde fez parte do corpo docente como professor, e é capelão credenciado pelo Florida Hospital, instituição com sede em Orlando, nos Estados Unidos.

Rosacruz – Já na sexta (6), às 16 horas, o deputado Goura (PDT) organiza uma sessão solene em Homenagem à Ordem Rosacruz. A solenidade vai homenagear os dirigentes da entidade, conhecida também pelo nome de Antiga e Mística Ordem Rosacruz (Armoc). Serão homenageados o novo Imperator da Ordem Rosacruz, Claudio Mazzucco, italiano que vem pela primeira vez ao Brasil, o grande mestre Hélio de Moraes e Marques, o ministro Zahi Hawass e o cônsul Mohamed Elkhatib.

A sede da Amorc para a língua Portuguesa fica em Curitiba. São cerca de 50 mil membros no Brasil, sendo 10 mil no Paraná. A Amorc tem mais de 300 mil membros ativos no mundo. “Esta homenagem nos foi sugerida pelo ex-vereador Jorge Bernardi e prontamente acatada. A Ordem Rosacruz tem destaque mundial por seu trabalho pela cultura e pela paz. Também propaga o conhecimento ético-filosófico da civilização egípcia para a humanidade. Por isso, propusemos esta menção honrosa aos integrantes da Rosacruz”, explicou o deputado Goura.

Audiência Pública – Duas audiências públicas também marcam a agenda de atividades na Assembleia Legislativa. Na segunda-feira (02) o debate é sobre o manejo de araucárias no Paraná. O encontro é proposto pelo deputado Emerson Bacil (PSL), presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e líder do Bloco Parlamentar de Incentivo à Erva-Mate. (leia matéria no site).

Na terça-feira (03), a venda de cães e gatos no Paraná será tema de audiência pública, proposta pelo deputado Luiz Fernando Guerra (PSL). A audiência vai debater as regras atuais de comercialização de pets no estado e o Projeto de Lei 185/2019 que estipula critérios para regularizar a atividade e combater os maus-tratos aos animais que está em tramitação no Legislativo. (leia matéria no site).

Grande Expediente - O horário do Grande Expediente da Sessão Plenária de segunda-feira (02) será destinado à homenagem dos 50 anos da Associação dos funcionários da Cohapar (AFC), por proposição do deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSB).