Sessões solenes vão homenagear os 50 anos da UEPG e judocas paranaenses Ainda nesta semana, o Espaço Cultural da Assembleia receberá a mostra cultural “Arte e Luz”, com quadros da artista plástica Vandecy Crema.

01/11/2019 15h12 | por Diretoria de Comunicação

Deputado Hussein Bakri (PSD), líder do Governo na Alep, é proponente da sessão solene que vai celebrar os 50 anos de fundação da UEPG.Créditos: Dálie Felberg/Alep

Os 50 anos de fundação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) serão celebrados em sessão solene que será realizada na próxima quarta-feira (6), no Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). No evento, proposto pelo deputado Hussein Bakri (PSD), líder do governo no Legislativo, serão concedidas menções honrosas a 19 reitores e vice-reitores da instituição fundada no dia 6 de novembro de 1969, sendo hoje uma das mais importantes casas de ensino superior do Paraná. A UEPG conta com 38 cursos de graduação (presenciais e à distância), além de pós-graduação em nível de especialização, mestrado e doutorado. Sua região de influência abrange 22 municípios.

“Não tenho dúvidas em afirmar que, ao lado do Parque de Vila Velha, a UEPG hoje é a cara de Ponta Grossa para o Paraná e todo o Brasil. São 50 anos de uma história belíssima, formando profissionais competentes, prestando serviços à comunidade e promovendo inovação em nosso estado. A universidade é uma das principais responsáveis pelo desenvolvimento regional dos Campos Gerais e não apenas nesta data especial, mas todos os dias, merece os nossos aplausos e o nosso reconhecimento”, destaca Bakri.

De acordo com o reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Miguel Sanches Neto "a data dos 50 anos coincidirem com a atual gestão foi um presente porque permitiu que nós, em conjunto com vários departamentos, servidores, professores e alunos pensássemos a trajetória de sucesso da constituição de uma Universidade bem rankeada nacional e internacionalmente. A UEPG surgiu do sonho de uma comunidade e que foi sendo ampliado por todos que chegaram depois e que deram materialidade para aquele sonho. Hoje, ela é um dos principais fatores de desenvolvimento da região dos Campos Gerais".

A UEPG foi criada pelo Governo do Estado do Paraná, resultado da incorporação das Faculdades Estaduais já existentes e que funcionavam isoladamente em Ponta Grossa. O campus de Telêmaco Borba foi criado em 1985, sendo o primeiro avançado da instituição. Atualmente, com dois campi em Ponta Grossa e um em Telêmaco Borba, a universidade tem extensões em Castro, Jaguariaíva, Palmeira, São Mateus do Sul e União da Vitória. A UEPG é referência em Educação a Distância (EAD), através do Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e a Distância (NUTEAD).

Judô – Na segunda-feira (04), a partir das 18 horas, no Plenário da Casa, acontecerá uma solenidade para homenagear os lutadores de judô do Estado. De acordo com o propositor da sessão, deputado Coronel Lee (PSL), o evento é um reconhecimento a quem auxilia no desenvolvimento do Estado por meio do esporte. O pano de fundo é Dia Internacional do Judô, comemorado no último dia 28 de outubro.

Lee, que é graduado na modalidade, destaca a importância dos valores ensinados pelo judô para sociedade. “Esta sessão solene tem o objetivo de reconhecer a importância da arte marcial na vida das crianças, dos jovens e dos adultos. Estamos honrando, em primeiro lugar, a filosofia do judô, que é o respeito, a disciplina e a perseverança. Estes valores, ensinados por meio deste esporte de origem japonesa, enche-nos de orgulho”, ressalta o parlamentar.

Durante a solenidade, o deputado entregará ao presidente da Liga de Judô Paranaense, Everton Luiz Krüger, um certificado de menção honrosa em reconhecimento ao trabalho da entidade no âmbito social. “Além de formar atletas, a Liga promove também o desenvolvimento do caráter por meio do esporte”, explica.

Arte e Luz - Por iniciativa do deputado Delegado Recalcatti (PSD), a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) sedia a partir da próxima segunda-feira (04) a mostra cultural “Arte e Luz” da artista plástica Vandecy Crema. Até o dia 22 serão expostos 14 quadros da artista, que possui obras espalhadas por todos os estados brasileiros. Entre as principais obras produzidas pela artista, o quadro “1º Carteiro” é o principal, e atualmente se encontra em Brasília, no Ministério das Comunicações. Outras obras também podem ser destacadas, como o cartão de Natal da Rede Feminina de Combate ao Câncer, do Hospital Hernesto Gaertner, durante os anos de 2002 a 2004.

Priscilla Malheiros Araújo, filha de Vandecy, comenta sobre o orgulho em apresentar no Espaço Cultural da Assembleia o trabalho realizado pela mãe. “Faz exatamente um ano que minha mãe nos deixou, e tenho orgulho em poder mostrar um pouco do trabalho tão lindo que ela fez. Ela adorava cultura, adorava a arte e nos deixou quadros maravilhosos”.

Natural de Caçador/SC, Vandecy Crema demonstrou desde cedo talento para as artes visuais. Vindo com sua família para Curitiba, formou-se em bacharel em Economia, foi professora do Estado por 25 anos e após esse período, passou a dedicar-se à pintura, aprimorando seu conhecimento e ministrando aulas de pintura em tela.  Estudou artes plásticas e foi aluna de grandes mestres como Latiff Salin, Celso Coppio, entre outros.