O vice-coordenador da pós graduação em Ciências Políticas da Universidade Federal do Paraná(UFPR), Sérgio Braga, comparou, durante uma palestra que fez na manhã desta quinta-feira (5) no Plenarinho, o site da Assembleia legislativa do Paraná, com o de outros legislativos brasileiros e foi enfático ao dizer que a página está entre as melhores do país. E que a mudança ocorreu na gestão da atual Mesa Executiva e usou uma expressão inusitada para definir essa mudança: “Da água para o vinho”.
(Sonora)
O diretor legislativo da Assembleia e também da Escola do Legislativo, Dylliardi Alessi agradeceu as observações do professor Braga e disse que todo o processo legislativo pode ser acessado no site, desde o teor dos projetos até como votou cada deputado.
(Sonora)
O professor falou sobre o tema “As funções do legislativo e o papel das websites parlamentares na aproximação do parlamento com o cidadão” durante o Seminário “Poder Legislativo e Democracia Contemporânea”. Primeira iniciativa conjunta da Escola do Legislativo da Assembleia e da Universidade Federal do Paraná (UFPR), através do curso de pós-graduação em Ciência Politica.
Sérgio Braga também abordou a importância dos órgãos públicos terem sites, portais da transparência e, principalmente, do novo papel do Poder legislativo na era da internet. Tornar mais amplo o acesso às informações. Para ele, mais uma forma de democratizar a política. E isso acontece, porque o cidadão está mais crítico, mais participativo. E para entender essa velocidade da internet, as instituições públicas precisam se modernizar, acompanhar. O que nem sempre acontece na opinião do professor, mas Braga lembrou: está se avançando muito na chamada Democracia Digital, porque essa democracia totalmente transparente não acontece da noite para o dia. E se estamos no caminho certo? O professor acha que sim. Tanto que a sociedade utiliza a internet para acompanhar o dia a dia dos legislativos. E para cobrar. E para se manifestar quando é necessário. É o engajamento da sociedade na política por meio da internet.
(Sonora)
Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro.