Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Solenidade celebra o Dia da Consciência Negra e a memória de Zumbi dos Palmares

Podcast
((Descrição do áudio))

O Dia Nacional da Consciência Negra e os 322 anos da imortalidade de Zumbi dos Palmares, celebrados em 20 de novembro, foram comemorados em sessão solene realizada na Assembleia Legislativa do Paraná nesta terça-feira (28). O evento que chega a 22ª edição é uma parceria com o Consulado Geral Honorário da República do Senegal para o Paraná e Santa Catarina, o Centro Integrado Social, Cultural, Comercial e Turístico Afro-Brasileiro e a Câmara de Comércio e Indústria Brasil Senegal-África.

Durante a solenidade foram homenageadas 17 personalidades que se destacaram pelos relevantes serviços prestados às comunidades paranaense, afrodescendentes e africanas. O cônsul geral honorário da República do Senegal, Ozeil Moura dos Santos, destacou que a participação efetiva da população negra na sociedade brasileira ainda depende de ações essenciais.

Sonora

O deputado Cobra Repórter (PSD), que comandou a sessão solene, ressaltou que a solenidade valoriza a população negra do Paraná.

Sonora

O assessor especial de Políticas Públicas para a Juventude, Edson Lau Filho, que representou o governador do Estado, Beto Richa, na solenidade, lembrou que o racismo ainda é um tema presente no dia a dia da população negra e que não pode ser esquecido nem mesmo em datas comemorativas.

Sonora

O Dia Nacional da Consciência Negra foi criado para proporcionar uma ampla reflexão sobre a participação dos negros na sociedade brasileira. A data, 20 de novembro, também marca a morte de Zumbi dos Palmares, líder quilombola que dedicou a vida à luta pela liberdade dos negros no período do Brasil Colonial.

Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães.

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação