O deputado estadual da Paraíba Ricardo Barbosa (PSB), que preside a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia da Unale, avalia que o evento é importante porque busca aproximar mais as políticas públicas da sociedade. “Estamos passando por uma fase crítica na relação sociedade-segurança pública. Precisamos otimizar e utilizar as inovações tecnológicas. Ferramentas que possam ser utilizadas no combate à violência, à insegurança”, disse.
Para apresentar parte dessas inovações, o palestrante foi André Romanin, executivo de Soluções Técnicas da Samsung. Ele trouxe conteúdos com as novidades que podem ser aplicadas nos estados a partir de políticas que se fazem necessárias para melhorar a segurança e o respeito à cidadania. Entre os exemplos, equipamentos modernos para as polícias e tecnologia de ponta para bloqueio de celulares em penitenciárias.
No segundo painel, “Economia circular, cidades inteligentes e soluções para a segurança”, o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Paraíba, Cláudio Furtado, apontou caminhos para melhorar a relação entre sociedade e segurança pública. “
Para Ricardo Barboza, a maior parte (senão todas) as Assembleias Legislativas têm comissões permanentes de Segurança Pública, e é a partir de eventos como este que esse debate sdeve ser ampliado.
Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro.