Strapasson Defende Implantação de Posto da Previdência Em Rio Branco do Sul

02/07/2007 16h44 | por Assessoria de Imprensa - Vilmar Junior
Sempre em defesa do cidadão, o deputado estadual Edson Strapasson (PMDB), acompanhado do prefeito de Rio Branco do Sul, Amauri Johnsson, foi até a gerencia executiva do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), na última quarta-feira (27), em Curitiba. Strapasson solicitou ao gerente Fabrício Monteiro Kleinibing a implantação de uma unidade de atendimento da Previdência Social no município de Rio Branco do Sul.O gerente regional do INSS escutou atentamente as informações e vai encaminhar a reivindicação para a Superintendência Regional Sul do INSS, localizada em Florianópolis. Atualmente, o cidadão rio-branquense que precisa dos serviços da Previdência Social tem que se deslocar cerca de 33 km até Curitiba. O problema se estende também para os moradores de Doutor Ulysses, Cerro Azul e Itaperuçu. Juntos, os quatro municípios têm mais de 78.000 habitantes. Segundo a assistente social Roseli do Rocio de Souza, as pessoas que buscam o atendimento da Previdência, em geral, são humildes e com baixa escolaridade. Muitas vezes tem dificuldade, tanto no deslocamento à capital, pela distância, quanto para locomoção dentro de Curitiba. Com uma unidade próxima da casa do cidadão, a expectativa do deputado Strapasson e dos prefeitos é facilitar a vida da população. O prefeito de Rio Branco do Sul apresentou uma proposta que estabelece uma parceria com os municípios de Doutor Ulysses, Cerro Azul e Itaperuçu. A idéia é implantar a unidade da Previdência em Rio Branco do Sul, pois no entendimento das autoridades é um ponto estratégico. Os municípios ficarão responsáveis por toda a infra-estrutura, como o local, a instalação de equipamentos de informática e telefone.Para o deputado Strapasson, representante da Região Metropolitana de Curitiba na Assembléia Legislativa, a população merece ter acesso aos serviços públicos na região onde mora. “Nada melhor do que ter uma unidade de atendimento da Previdência Social, com funcionários também da região, que conhecem o perfil social e cultural do cidadão de Rio Brando do Sul, Itaperuçu, Cerro Azul e Doutor Ulisses. Certamente, as pessoas terão um atendimento melhor. E é isso que nós queremos: facilitar a vida das pessoas que procuram pelo atendimento da Previdência Social”, explicou.Com a implantação da unidade de atendimento do INSS, o cidadão terá a sua disposição todos os serviços oferecidos pela instituição, como requerer o auxílio-doença, salário-maternidade e pensão por morte. Além desses, a população poderá verificar informações sobre o andamento de processo de concessão e revisão de benefícios, extrato de pagamento, informações sobre os benefícios da Previdência Social e sobre a documentação necessária para o requerimento de benefícios, bem como o agendamento e controle de realização de perícia médica.