Strapasson Participa de Fórum Sobre o Transporte Coletivo da Rmc

29/10/2007 23h12 | por Assessoria de Imprensa - Vilmar Junior
O 1º Fórum de Transporte Coletivo de Curitiba e Região Metropolitana, realizado em Pinhais na última semana, apontou como solução a formação de um consórcio intermunicipal como melhor forma de gerenciar o sistema de transporte da Região Metropolitana de Curitiba (RMC). O deputado estadual Edson Strapasson, que é integrante da Frente Parlamentar para Assuntos da RMC, participou do debate que envolveu várias entidades.Para Strapasson, que foi Secretário de Estado para Assuntos Metropolitanos, é extremamente importante rediscutir o sistema de transporte coletivo da RMC. “Além de ouvir a opinião das várias entidades envolvidas, precisamos ouvir o cidadão, que utiliza o sistema de transporte e vivencia os problemas. Temos, também, que promover um debate mais apurado por município e por região, envolvendo Urbs e Comec, pois cada cidade tem sua peculiaridade”, disse.O parlamentar defende o cidadão e cobra a implantação de um sistema mais justo. “Temos que avançar e criar um modelo sustentável, que seja justo para a região metropolitana. O morador da RMC tem menos condição, mora nos municípios metropolitanos porque lá pode comprar seu terreno em condição de menor preço do que na capital. Ele ocupa este espaço pela sua condição social e é importante que se veja isto no conjunto”.Strapasson entende que deve haver uma participação dos municípios, de acordo com as suas condições. Outro ponto destacado por Strapasson é que a Urbs, empresa que gerencia atualmente o sistema, tenha uma visão regional metropolitana. “Tanto a Urbs quanto a Comec precisam assumir uma posição mais de vanguarda, ou seja, a integração tem que avançar”, disse.Além da participação das prefeituras e do governo estadual, Strapasson defende que o governo federal direcione recursos para os investimentos estruturais. “É preciso que o União, que abocanha grande parcela dos impostos, invista e apóie a realização de obras estruturais para melhorar o sistema de transporte e com uma tarifa não tão pesada”, finalizou.Desenvolvimento – O deputado estadual Edson Strapasson lembrou que quando Secretário da RMC, o governador Roberto Requião iniciou investimentos através do Programa Integrado de Transporte (PIT). O objetivo do PIT é desafogar o sistema radial de transporte, com a construção de terminais, duplicação de vias, pavimentação, construção de trincheiras, iluminação pública, calçadas e paisagismo. Algumas obras já estão prontas, como por exemplo, a trincheira na BR-116, entre o Jardim Menino Deus, em Quatro Barras, e o Jardim Paulista, em Campina Grande do Sul. Foi concluída também a revitalização do prolongamento da Avenida Anita Garibaldi, em Almirante Tamandaré, bem como a construção do Terminal Angélica, em Araucária, e dos Terminais Roça Grande e Guaraituba, em Colombo. Atualmente, seguem as obras de duplicação da Estrada da Ribeira e a construção do novo Terminal Maracanã. Participantes – O 1º Fórum de Transporte Coletivo de Curitiba e Região Metropolitana foi concebido e instalado pela Frente Parlamentar para Assuntos da RMC. O evento contou com a participação do Ministério das Cidades, Ministério Público do Paraná, Associação dos Municípios da RMC (Assomec), Universidade Federal do Paraná, Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), Urbanização de Curitiba (Urbs), Sindicato das Empresas de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Setransp) e Sindicato dos Motoristas e Cobradores na Empresas de Transporte de Passageiros de Curitiba e Região (Sindimoc).