Por proposição do deputado Fernando Scanavaca (PDT) a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) conferiu, na manhã desta quarta-feira (17), o título de Cidadão Honorário do Estado do Paraná a Tairiku Okada, renomado calígrafo e líder mundial da organização espiritual Sukyo Mahikari.
A sessão solene foi presidida pelo presidente em exercício da Alep, deputado Jonas Guimarães (PSB), acompanhado do deputado Dr. Batista (PMN) e do proponente da solenidade, que falou da importância da organização e do bem que ela faz às pessoas. “Nesse momento que passamos no mundo e em nosso país é importante fazer uma homenagem a uma entidade que faz o bem para todos. A Mahikari faz um trabalho silencioso no Brasil e em todo o Paraná. Na maioria das cidades polo do estado está instalada, fazendo com que os cidadãos paranaenses possam ter mais paz, alegria e que possam fazer o bem”, relatou Scanavaca.
O deputado lembra que quando foi procurado para propor a homenagem na Assembleia Legislativa chegou a se questionar sobre o porquê de conceder o título para o líder espiritualista, considerando o que ele teria feito de bom para o nosso estado. “A resposta foi assertiva. Não só fez e faz muito bem para as pessoas do Paraná, como do Brasil e do mundo. O bem que ele faz ultrapassa as barreiras dos continentes, pois lidera uma organização mundial que tem por objetivo purificar as pessoas e, com isso, melhorar as suas vidas. Essa organização se dedica a trabalhos de conscientização para o verdadeiro caminho da existência digna e voltada para os princípios que são divinos”.
Durante a solenidade, o procurador federal, Mario Kuriyama, agradeceu o reconhecimento do Poder Legislativo para com a Arte Mahikari, demonstrando que não existem barreiras para o reconhecimento da importância de um líder espiritual. “Hoje é o marco do reconhecimento oficial pelo Legislativo paranaense pelos trabalhos realizados pelos praticantes da Arte Mahikari e do nosso líder espiritual. Com esse reconhecimento, nossas responsabilidades aumentaram e devemos colocar ainda mais em prática os ensinamentos divinos para a construção da civilização espiritualista”, disse. “É uma honra para todos nós paranaenses essa demonstração de que fronteiras não são obstáculos para se reconhecer o valor de quem, como líder espiritual, orgulha todos nós praticantes da Arte Mahikari”, completou.
Homenageado – O homenageado, Tairiku Okada, agradeceu a honraria que lhe foi outorgada e lembrou que no estado já existe a Lei nº 18.483/2015, proposta pelo deputado Scanavaca, que inseriu no Calendário Oficial de Eventos do Paraná o “Dia da Sukyo Mahikari”, a ser comemorado anualmente no dia 27 de fevereiro.
“Profunda gratidão pelo estabelecimento do ‘Dia da Sukyo Mahikari’ no estado do Paraná e pela honrosa outorga do título de Cidadão Honorário do Estado do Paraná. Estou profundamente emocionado em poder visitar essas terras pela primeira vez. Fiquei emocionado pela beleza da cidade e da região”, disse. “Agora, a Sukyo Mahikari tem esse reconhecimento desta bela terra do Paraná. Creio que o estabelecimento nessas terras não é algo em benefício somente da organização. Creio que essa data marque o aumento da luz de Deus abençoando todas as terras”.
O líder espiritualista citou o fundamento que balizou a criação da associação, que é “o ideal de que a origem do mundo é uma só, a origem de toda a sociedade é uma só, a origem de todos os povos e culturas é única. A origem única foi o ideal máximo”. Através desse ideal, revelou Okada, o criador da organização passou a caminhar pelo mundo “levando a luz de Deus por meio da imposição da mão, curando os doentes de modo como Jesus Cristo realizou há dois mil anos”.
Participaram da solenidade o secretário de Estado da Cultura, João Luiz Fiani, representando o Governo do Estado; a procuradora da República Yara Queiroz Sprada; o procurador federal Mario Kuriyama; o presidente da Sukyo Mahikari do setor da América Latina, Hiroki Shimizu; e o presidente da Sukyo Mahikari da sede do Brasil, Hidekazu Sakamoto.
Sukyo Mahikari – A Organização foi fundada no Japão em 1959, por Kotama Okada, com a filosofia de “distribuir luz divina para todos, sem distinção de etnias e crenças”. Os praticantes da Arte Mahikari acreditam na eliminação de impurezas físicas e espirituais por meio da imposição das mãos. No Brasil ela chegou em 1974, ano em que o fundador da organização faleceu. Tem aproximadamente 300 mil adeptos no país e mais de um milhão de praticantes no mundo.