Tenista Teliana Pereira recebe o título de Cidadã Honorária do Paraná De simples “boleira” a tenista número um do ranking brasileiro, a mais nova Cidadã Honorária é um exemplo de humildade, talento e superação.

15/06/2016 18h18 | por Kharina Guimarães

Outorga do título de Cidadã Honorária do Paraná à tenista Teliana Pereira por iniciativa do deputado Bernardo Ribas Carli (PSDB).Créditos: Pedro de Oliveira/Alep

A tenista Teliana Pereira é a mais nova Cidadã Honorária do Paraná. O título que reconhece o desempenho da atleta e a importância dela para o estado foi entregue oficialmente nesta quarta-feira (15). A solenidade realizada no Salão Nobre da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) contou com a presença de autoridades, amigos e familiares da homenageada.

A concessão da honraria foi uma proposta do deputado Bernardo Ribas Carli (PSDB), presidente da Comissão de Esportes da Alep, pela importância mundial da atleta para o esporte e por ela representar tão bem o Paraná. “A Teliana é a tenista mais bem ranqueada nos últimos 30 anos, levando o nome do Paraná e do Brasil. Ela é uma paranaense há 20 anos. Com certeza é uma referência no esporte e uma pessoa simples que mostrou que com muito trabalho e determinação é possível ter sucesso”.

Teliana agradeceu a homenagem e ressaltou a acolhida que ela e a família receberam de todos os paranaenses. “Eu fico muito feliz e lisonjeada com esse título. É uma honra e fico muito feliz pelo estado ter me abraçado, assim como a toda a minha família, da melhor maneira possível. É o resultado de todo o trabalho que vem sendo feito. É uma conquista pessoal”.

Quem também prestigiou a solenidade foi o ex-jogador do Coritiba Alex, amigo de Teliana, que enalteceu a iniciativa de homenagear a atleta. “Eu acho fantástico. Ela adotou o nosso estado como dela e tem levado o nome da cidade de Curitiba e do Paraná para o mundo. Eu fico bastante satisfeito dela estar recebendo essa honraria, porque realmente aquilo que ela carrega, relacionado ao nosso estado, cada dia se torna maior”.

O próximo desafio da atleta é o Torneio de Wimbledon, em Londres, mas o mais esperado da carreira, sem dúvidas, são os Jogos Olímpicos. “Vai ser minha primeira Olimpíada e o fato de ser no Rio de Janeiro, aqui no Brasil, faz com que seja ainda mais especial. Vai ter muita torcida e vai ser uma grande experiência. Todo atleta tem esse objetivo e eu estou muito feliz de estar realizando esse sonho”.

Também prestigiaram a solenidade o deputado Plauto Miró (DEM), 1º secretário da Assembleia, e o deputado Ademir Bier (PMDB), 2º secretário.

Carreira - Natural da cidade de Águas Belas, no sertão pernambucano, Teliana Pereira mudou para Curitiba aos oito anos de idade. O primeiro contato com o tênis foi como boleira, recolhendo as bolas usadas durante treinos e partidas. O pai da atleta trabalhava construindo quadras em um clube de tênis da cidade. E o convite para que Teliana pudesse aprender o esporte partiu do chefe do pai, na época.

Depois de ótimas atuações na categoria juvenil, a tenista começou a carreira profissional em 2005 e já em 2007 era a número 1 do país. Nesse ano, conquistou a medalha de bronze na disputa de duplas no Pan-Americano do Rio de Janeiro.

A partir daí, Teliana atingiu resultados históricos para o tênis brasileiro. O desempenho da atleta no WTA (Women’s Tennis Association) é o melhor entre as brasileiras desde 1989. Em 2014, disputou a chave principal do grand slam (quatro principais torneios mundiais da modalidade) e venceu uma rodada em Roland Garros, na França.

O primeiro título da carreira foi o WTA de Bogotá, na Colômbia, conquistado em 2015. Teliana já esteve entre as 50 principais atletas do tênis no mundo. Atualmente ela é a brasileira mais bem colocada no ranking mundial, na 90º posição.

Ouça o Podcast relacionado