Teólogo Luiz Alexandre Rossi é o mais novo Cidadão Benemérito do Paraná

10/08/2015 18h31 | por Sandra C. Pacheco

Deputado Professor Lemos, o homenageado ao lado da filha Barbara Rossi e o deputado federal Enio Verri.Créditos: Pedro de Oliveira/Alep

Por iniciativa do deputado Professor Lemos (PT) a Assembleia Legislativa realizou ato solene no final da tarde desta segunda-feira (10) para entregar o título de Cidadão Benemérito do Paraná a Luiz Alexandre Solano Rossi. A homenagem foi proposta pelo ex-deputado estadual Enio Verri (PT) como forma de reconhecimento ao intenso trabalho desenvolvido pelo teólogo. Rossi é autor de cerca de 50 obras, entre elas “A arte de viver e ser feliz”, “Histórias para o coração”, “Messianismo e Modernidade”, “Espiritualidade cristã e transformação social”, “Jesus vai ao MacDonalds” e “Cultura militar e de violência no mundo antigo”. Treze desses títulos foram publicados também em outros idiomas.
O evento foi conduzido pelo deputado Lemos e contou também com a presença do deputado federal Enio Verri, a quem coube fazer a entrega do diploma. A filha do homenageado, Barbara Cavalher Solano Rossi, foi brindada com um ramalhete de flores. O professor manifestou sua satisfação com o título recebido: “Considero não simplesmente uma homenagem individual, mas sim dirigida a todos aqueles que adotam a vida acadêmica e a ela se dedicam; a todo esse ambiente que nos permite aprimorar cada vez mais o conhecimento e dividi-lo com os nossos alunos”.
Carreira – Nascido em Cianorte, Solano Rossi foi com a família para Maringá quando tinha apenas quatro anos. Graduou-se em Teologia pelo Seminário Teológico de Londrina. Sua vida acadêmica foi bem além. Pós-doutor em História Antiga pela UNICAMP e em Teologia pelo Fuller Theological Seminary (Califórnia), doutor em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e mestre em Teologia pela Faculdade do Instituto Superior Evangélico de Estudos Teológicos (ISEDET) de Buenos Aires, especializou-se na área de Exegese do Antigo Testamento, atuando principalmente nos seguintes temas: espiritualidade e política em Jeremias, Esdras e Neemias, Teologia e sociedade de consumo, arqueologia da guerra e do exército no antigo Oriente Próximo.
Solano Rossi é hoje professor e pesquisador na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), no programa de mestrado e doutorado em Teologia, além de atuar como tradutor para a Editora Paulus.

Ouça o Podcast relacionado