Terminal de álcool Em área Residencial Assusta Moradores de Paranaguá

10/09/2007 15h45 | por Sonia Maschke / 41 3350-4193
Sem conseguir qualquer tipo de diálogo com a APPA, comandada por Eduardo Requião, que realizou a obra, os moradores procuraram o deputado Valdir Rossoni (PSDB), líder da Oposição na Assembléia na manhã desta segunda-feira (10). "O novo terminal de álcool foi construído próximo às residências e não houve preocupação por parte da administração do Porto em transferir as famílias para um local mais seguro. Cerca de 400 famílias moram na vila Becker e estão sob perigo iminente de ser atingidos por uma tragédia inimaginável", disse o vereador Eduardo Costa de Oliveira, o vereador Edu, ao acompanhar um grupo de moradores em sua visita à Assembléia. O vereador recorda que as famílias habitam na área há mais de 30 anos e foram responsáveis pelo aterramento do local, que era uma região alagada. A única providência adotada pelas autoridades da APPA só aumentou as preocupações dos moradores. No último dia 31, a Defesa Civil de Paranaguá promoveu um encontro para alertar sobre os possíveis acidentes. Na reunião, os moradores receberam instruções de como evacuar a área em caso de acidente. Dois representantes de cada família estão sendo convocados para um treinamento de emergência programado para o dia 10 de novembro. A situação pode ficar pior ainda com o projeto do governo estadual de construir mais 17 tanques de álcool em parceria com o governo paraguaio. Segundo os moradores, também é preocupante a linha férrea que corta a vila, a fumaça e os resíduos gerados pela empresa de Fertilizantes Fospar. Algumas pessoas já têm apresentado problemas de saúde em conseqüência da intoxicação pelos produtos químicos. Para o deputado Rossoni, a situação é “grave, potencialmente perigosa, e requer atenção especial e urgente do Governo do Estado e da Administração do Porto. A população de Paranaguá está assustada desde a explosão do navio Vicuña e com toda a razão. O descaso com os moradores é grande. Não adianta fazer treinamento para evacuar em caso de explosão dos tanques. Aí poderá ser tarde demais", alertou Rossoni. O deputado afirmou que vai consultar advogados para decidir quais as providências urgentes que podem ser tomadas.