Trabalho da Adetunorp para retomada do turismo é destaque na Assembleia A convite do deputado Luiz Claudio Romanelli, presidente da Agência falou sobre estratégias para estimular o setor na região Norte do Estado

27/09/2021 15h47 | por Thiago Alonso
Presidente da Agência de Desenvolvimento Turístico da Região Norte do Paraná (ADETUNORP), Adriana Pontin, falou aos deputados sobre as estratégias da entidade para a retomada do Turismo na região Norte.

Presidente da Agência de Desenvolvimento Turístico da Região Norte do Paraná (ADETUNORP), Adriana Pontin, falou aos deputados sobre as estratégias da entidade para a retomada do Turismo na região Norte.Créditos: Dálie Felberg/Alep

Presidente da Agência de Desenvolvimento Turístico da Região Norte do Paraná (ADETUNORP), Adriana Pontin, falou aos deputados sobre as estratégias da entidade para a retomada do Turismo na região Norte.

O grande expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Paraná desta segunda-feira (27) foi ocupado pela presidente da Agência de Desenvolvimento Turístico da Região Norte do Paraná (ADETUNORP), Adriana Pontin, que realizou uma apresentação sobre a entidade, além de apresentar o Portal Turístico Digital Ilha do Sol. Ela detalhou estratégias da entidade para a retomada do Turismo na região Norte. A proposição é do primeiro secretário da Assembleia, deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSB). O Dia Mundial do Turismo é celebrado nesta segunda-feira.

Na data em que se comemora o Dia Mundial do Turismo (27 de Setembro) Romanelli destacou a importância do setor para a economia estadual e para a geração de emprego e renda. Ele afirmou que a interlocução entre o Poder Público, iniciativa privada e terceiro setor é essencial para fortalecer e valorizar as atrações turísticas do Paraná.

De acordo com Romanelli, o trabalho da ADETUNORP é importante para o setor do turismo nos municípios da região Norte. “A região tem atraído grandes empreendimentos imobiliários e hoteleiros em razão das suas características: clima ameno, belíssimas paisagens e localização geográfica privilegiada. A União de prefeitos, gestores públicos, iniciativa privada e terceiro-setor é essencial para a retomada e para o desenvolvimento do turismo a região Norte e em todo o Estado”, avaliou o parlamentar.

A presidente da ADETUNORP explicou que a Agência trabalha com estratégias para a melhora do setor turístico. “Sensibilizamos os prefeitos a participarem. Também há o Programa de Regionalização do Turismo para atrair recursos para investimentos. Além disso, temos o Portal Turístico Digital Ilha do Sol, que reúne informações sobre a região”, explicou.

A entidade oferece ainda consultoria em Administração e Comercial, Desenvolvimento Pessoal, Marketing e Eventos, Saúde e Bem-Estar, Rotas e Circuitos Turísticos. “Agradeço ao deputado Romanelli pela confiança em nosso trabalho, que visa promover a cooperação entre setor público, privado, terceiro setor e para estatais com o objetivo de ampliar a participação da sociedade civil nos diversos desafios do setor”, explicou Adriana Pontin.

Romanelli lembrou que uma Lei de proposição dele instituiu a Região Turística Norte do Paraná, conhecida como Portal Turístico Ilha do Sol. A Lei foi sancionada pelo governador do Estado. A iniciativa abrange as cidades de Sertaneja e Primeiro de Maio e pretende estimular o desenvolvimento sustentável do turismo nos dois municípios. “A Lei foi pensada para fomentar o turismo e facilitar o acesso de investimentos estaduais e federais”, disse.

Na justificativa do projeto da Lei, o deputado destaca a possibilidade da criação de atrações turísticas e de lazer como caminhadas, trilhas, cavalgadas, cicloturismo, canoagem e atividades rurais. Outro destaque são as opções de esportes aquáticos, visto que a região é ponto de encontro dos rios Paranapanema, Tibagi e Congonhas.

Desenvolvimento – Fundada em 2006, a Agência de Desenvolvimento Turístico do Norte do Paraná é uma entidade de utilidade pública que atua na prestação de serviços à comunidade em caráter não governamental e sem fins lucrativos. De acordo com a entidade, o trabalho realizado pela diretoria composta por 10 empresários é totalmente voluntário.

No Paraná, existem 15 regiões turísticas e todas elas possuem uma Instância de Governança reconhecida e institucionalizada por Resolução Conjunta da Sedest/Paraná Turismo. A ADETUNORP é a Instância de Governança que gere a região Norte do Paraná.

Fazem parte da Agência os municípios de Alvorada do Sul, Arapongas, Assaí, Cafeara, Cambé, Centenário do Sul, Figueira, Florestópolis, Ibiporã, Jaguapitã, Jataizinho, Londrina, Lupionópolis, Miraselva, Nova Santa Barbara, Pitangueiras, Porecatu, Prado Ferreira, Primeiro De Maio, Rancho Alegre, Rolândia, Santa Cecília do Pavão, São Jerônimo da Serra, Sapopema, Sertaneja, Sertanópolis e Tamarana.

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • labels.alep_enem
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação