Trabalho da Corregedoria é o tema do programa "Espaço da Cidadania" desta sexta-feira (17) Atração da TV Assembleia vai ao ar às 21h30 e traz uma entrevista com Jamil Abdanur Júnior, chefe da Coordenadoria de Corregedoria do Estado.

15/06/2016 09h00 | por Kharina Guimarães
Programa " Espaço da Cidadania" com Jamil Abdanur Júnior.

Programa " Espaço da Cidadania" com Jamil Abdanur Júnior.Créditos: Dálie Felberg/Alep

Programa " Espaço da Cidadania" com Jamil Abdanur Júnior.


No programa “Espaço da Cidadania” desta sexta-feira (17), às 21h30, a jornalista Simone Giacometti entrevista o chefe da Coordenadoria de Corregedoria do Estado, Jamil Abdanur Júnior. Uma das quatro áreas de atuação da Controladoria Geral do Estado, a Corregedoria trabalha na investigação e punição dos servidores públicos que tenham cometido irregularidades. “Nós atuamos diretamente nos processos de ordem disciplinar, que envolvem servidores públicos estaduais do Poder Executivo, tanto da administração direta como da administração indireta. São procedimentos de caráter preventivo e de natureza corretiva”, explica o entrevistado da TV Assembleia.

Com menos de três anos na atual formatação, a Corregedoria vem ampliando a atuação no interior do estado e está mais próxima dos locais de exercício das funções dos servidores públicos. Em 2016, 51 setores da administração estadual passaram a contar com agentes de corregedoria setorial. No ano passado, foram instaurados 750 processos de sindicância e mais de 300 processos administrativos disciplinares.

Durante a entrevista, Jamil Abdanur Júnior dá exemplos práticos sobre as principais infrações cometidas pelos agentes públicos, explica em que casos cada tipo de procedimento é adotado e ressalta a importância da participação popular, denunciando casos suspeitos e sugerindo alterações para melhorar a prestação do serviço. “De certa forma, somos todos usuários desses serviços públicos. Pensando na condição de cidadão, esses atos delituosos acabam implicando em mais gastos para o Estado, porque danos efetivamente são causados, sejam financeiros, materiais, morais e, sem dúvida alguma, acabam criando constrangimentos ao cidadão ou à sociedade inteira, dependendo da gravidade dos atos praticados”.

O programa “Espaço da Cidadania” vai ao ar nesta sexta-feira (17), às 21h30, pela TV Assembleia, no canal 16 da NET. A entrevista também pode ser assistida na íntegra aqui pelo site da Assembleia.

   

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação