O deputado Ademar Traiano (PSDB), presidente da Assembleia Legislativa, assinou nesta terça-feira (1º), junto com o governador Beto Richa, a ordem de largada para o mutirão paranaense de cirurgias eletivas, um esforço concentrado para reduzir a fila de espera por cirurgias eletivas de média complexidade. O mutirão terá procedimentos cirúrgicos como de catarata, hérnia de disco, cirurgias ortopédicas, ginecológicas e demais áreas que não são consideradas emergenciais, mas que comprometem a qualidade de vida daqueles que aguardam sua vez de operar. O objetivo é realizar, em um ano, 30 mil cirurgias, das quais 15 mil de catarata, o que poderá zerar a fila desse tipo de cirurgia no Paraná.
O Paraná vai investir R$ 33 milhões em recursos próprios no mutirão de cirurgias. Traiano foi convidado a assinar em nome dos deputados, em um reconhecimento à atuação da Assembleia, que aprovou o ajuste fiscal no início do ano, permitindo que o Paraná equilibrasse as suas contas e voltasse a investir em obras e saúde pública.
Retomada de investimentos – “É preciso exaltar a coragem e a determinação dos deputados do Paraná, que aprovaram um ajuste fiscal que produziu incompreensão e desgaste em um primeiro momento, mas que agora traz os seus frutos. Em um momento em que assistimos o governador do Rio Grande do Sul anunciando, em lágrimas, o parcelamento do salário dos servidores, vemos o Paraná lançar uma iniciativa que irá aliviar o sofrimento da nossa gente”, disse Traiano.
A retomada dos investimentos no Estado ocorre em um momento em que o país e um grande número de Estados enfrentam graves problemas com as contas públicas e a União apresenta um Orçamento para 2016 já prevendo um déficit de R$ 30 bilhões. Além do Rio Grande do Sul, outros seis Estados brasileiros estão com dificuldades para honrar a folha de pagamento do funcionalismo.
O deputado Bernardo Ribas Carli (PSDB), que também acompanhou o lançamento do mutirão, ressaltou que se trata de um esforço do Governo do Paraná para melhorar os atendimentos de saúde à população, e que o governador honra desse modo o seu compromisso de reduzir as filas e garantir aos paranaenses uma assistência mais ágil. “Somos gratos ao governador por mais esta ação tão importante para uma das áreas que mais precisam de investimentos, que é a Saúde”, afirmou Carli.
*Confira mais notícias sobre a Assembleia Legislativa do Paraná no Facebook.