Traiano assume prometendo investir no acesso à informação e na transparência

01/02/2015 17h46 | por Katia Chagas
Deputado Plauto Miró (DEM).

Deputado Plauto Miró (DEM).Créditos: Pedro de Oliveira (Alep / crédito obrigatório)

Deputado Plauto Miró (DEM).
Investir em novos canais de acesso à informação por parte do cidadão, ampliando a transparência das ações da Assembleia, valorização do servidor e tratamento respeitoso aos deputados. Essas foram algumas das linhas que o deputado Ademar Traiano (PSDB) anunciou para sua administração, ao tomar posse neste domingo (1º), como novo presidente da Assembleia Legislativa do Paraná.

Traiano, que nos últimos quatro anos foi líder do governo Beto Richa e, nas eleições de 2014, se reelegeu como o deputado estadual mais votado do PSDB, fez o primeiro discurso como presidente da Assembleia sinalizando que pretende realizar uma administração que buscará a união e o fortalecimento da Casa.

O deputado adiantou diretrizes que sua gestão vai seguir. Entre elas, a valorização e profissionalização contínua dos servidores do Legislativo. Anunciou mais investimentos em tecnologia da informação, para que todos os processos, envolvendo a tramitação de projetos, sejam digitalizados e atualizados em tempo real. Destacou ainda a criação de novos canais de acesso às ações da Assembleia por parte do cidadão, ampliando a transparência do Legislativo.

A boa relação com os deputados é outra prioridade. “Todos serão reconhecidos e prestigiados pelo trabalho que desempenharão – nas comissões, no Plenário, nos cargos de direção e na atuação política”, destacou.

Durante o discurso, o novo presidente da Assembleia lembrou passagens importantes de sua trajetória política e destacou um momento doloroso de sua história pessoal. Recordou momentos sofridos como a morte da mulher, Edil, quando os filhos, Vinícius, Ademar Jr. e Gabriela ainda eram crianças e ele exercia seu primeiro mandato parlamentar.

“Reuni todas as forças e disciplina para cuidar da minha família, dar amparo, aprender e ensinar. Tivemos de suportar a dor e recomeçar. Enfrentando contratempos, provações. Mas também vivemos inúmeros momentos felizes. Aprendi que nada é mais valioso do que uma família unida”, destacou. Agradeceu a todos os que o apoiaram nesses momentos difíceis. Relembrou os pais, dona Vitalina e seu Vitório, já falecidos, que sempre apoiaram e estimularam sua carreira política. “Meus pais foram entusiastas da política como forma de transformar a sociedade”, disse. 

O novo presidente finalizou assegurando que todos os paranaenses podem contar com seu empenho, dedicação e senso de Justiça “para que todos possamos ter orgulho da nossa Assembleia Legislativa”, finalizou. 

 

 

*Confira a seguir a íntegra do discurso do novo presidente do Legislativo:

 

 

“Podemos imaginar qualquer coisa do que não conhecemos. Mas daquilo que conhecemos bem só podemos falar a verdade. Verdade que deve ser incontestável, plena e transparente.

Conheço esta Casa há tempo bastante para compreender seu funcionamento, entender suas necessidades e reconhecer seu valor.

Há 24 anos vivendo o dia a dia desta Assembleia Legislativa aprendi também a amá-la. Sim, meus amigos, amo esta Casa por tudo o que ela significa. Mas, sobretudo, pelo que ainda pode fazer pelo nosso Paraná.

A Assembleia é o reflexo mais cristalino da nossa sociedade.  É o espelho do que somos e do que desejamos para o nosso futuro. Aqui, os diferentes se tornam iguais no propósito de buscar uma vida melhor para todos.

Nossas divergências são menores que nossa disposição ao diálogo e ao entendimento.  Se há divergências – e sempre existem – é para que o resultado obtido nos debates esteja baseado em premissas verdadeiras – debatidas e aceitas como a melhor solução.  E não impostas por decisões às vezes autoritárias.

Meus amigos,

Sou um homem que a experiência ensinou a acreditar nas coisas que podem dar errado.  Logo, conhecendo o que pode dar errado, nossa energia será sempre focada no que vai dar certo.

Ao assumir a Presidência desta Casa reafirmo o compromisso de trabalhar com dedicação e vigilância para que as coisas, todas as coisas que afetam a vida dos paranaenses – deem certo.

Um homem só não pode fazer todas as leis, pois isso seria uma ditadura. Um homem só não pode reunir todo o conhecimento e sabedoria, pois isso seria imitar o poder divino.  Um homem só não pode ter sempre razão, pois isso seria pura arrogância.

Por isso, a Assembleia é um colegiado de 54 deputadas e deputados, centenas de servidores e um conjunto de ferramentas trabalhando em harmonia para obter o resultado que todos esperam. Que nunca pode ser mais ou menos, mas sempre o melhor.

Mas a Assembleia não é – e não pode ser jamais – um poder isolado, embora autônoma.   Trabalha em sintonia com o Executivo, com o Judiciário e, principalmente, com a sociedade que representa.  Sem leis, nada funciona.  E as leis precisam de permanente atualização.

Portanto, nossa missão é dar continuidade ao que vem sendo feito há 163 anos, desde que este poder foi instituído. A todos os presidentes que me antecederam, meu sincero muito obrigado.  Todos contribuíram, cada um à sua maneira, para fortalecer o Parlamento.

Devemos um tributo ao passado, não existiríamos sem ele. Mas nosso compromisso é com o presente e com o futuro. Começamos hoje uma nova etapa na vida deste Parlamento, em sintonia com o sentimento dos paranaenses.

Para isso, estabelecemos uma diretriz que norteará toda nossa gestão. Transparência total e inflexibilidade no cumprimento das leis e normas que regem a vida de todos e o funcionamento desta Casa.

Uma Casa que tem a tarefa indelegável de elaborar leis deve ser ela própria exemplo de conduta no seu cumprimento. Tenho certeza de que as senhoras deputadas e os senhores deputados são conhecedores dessa exigência que a sociedade nos impõe.

A transparência não deve ser entendida como uma obrigação imposta por autoridade superior, mas como um dever de ofício de todo agente público. Um hábito a ser incorporado ao nosso quotidiano.

Uma vez adquirido o bom hábito, a consequência inevitável será o aprimoramento do processo legislativo – que se dará em três etapas distintas, mas não excludentes:

Primeiro, o pensar da política – que é a reflexão amadurecida, apurada, decantada de um problema em busca de solução. É a ponderação entre pontos a favor e pontos contra. Aquela situação que termina em equilíbrio perfeito, em que todos ganham.

Segundo, o fazer da política – que é o pensamento posto em prática, traduzido em ação concreta e resultados previsíveis. Sempre para o bem da maioria.

Terceiro, o sonhar da política – que é a soma da reflexão com a ação, que nos permite sonhar com uma perspectiva melhor. Objetivo principal e único da atividade política de boa qualidade.

Eis aqui a política que queremos para o nosso Paraná: simples, eficiente e descomplicada – porque as pessoas precisam entender nossos propósitos. Porque a política é mais eficaz quando é mais simples.

Faremos isso, senhoras e senhores, seguindo os princípios que sustentam, por definição, a boa ação política. Honestidade intelectual, rigor técnico, disciplina legal e idoneidade moral. Porque todos somos providos desses atributos.

Para além disso, o aprimoramento do processo legislativo passa também por ações práticas que compõem o dia a dia da Assembleia, como:

-     valorização e profissionalização contínua dos servidores do Legislativo;

-     mais investimentos em tecnologia da informação, para que todos os processos sejam digitalizados e atualizados em tempo real;

-     novos canais de acesso à informação por parte do cidadão, ampliando a transparência das nossas ações;

-     novos meios de comunicação para que a Assembleia possa manter os paranaenses informados sobre seu papel no processo democrático.

Mas nada disso faria sentido se o mais importante elo dessa corrente não receber a atenção devida – nossos deputados.

Por isso, no meu mandato, os deputados serão tratados com o respeito que merecem.  Todos serão reconhecidos e prestigiados pelo trabalho que desempenharão – nas comissões, no Plenário, nos cargos de direção e na atuação política.

Nos tempos modernos, o poder real tornou-se inversamente proporcional à irresistível tentação de demonstrá-lo.

Mas não cairemos nessa armadilha. Vamos exercer o poder que os paranaenses nos conferiram com dedicação e lealdade.

Não buscaremos o sucesso pelo sucesso. Não nos interessa apenas a aparência do sucesso, mas aquele que deriva de nossas ações e nossas atitudes – porque este é o verdadeiro sucesso!

E o verdadeiro sucesso não é uma história a ser contada. É uma história a ser construída. Esse é o trabalho que nos espera: escrever uma ou mais páginas da história do Paraná.

Por falar em história, quero agradecer a algumas pessoas que ajudaram a construir a minha, que, embora modesta, muito me orgulha.

Meus filhos Vinícius, Ademar Jr. e Gabriela sabem como foi difícil conciliar a vida pública com as responsabilidades de construir uma família. Durante meu primeiro mandato como parlamentar, tivemos uma perda dolorosa: a doença cruel que levou Edil, minha esposa.  Meus três filhos, na época um com 14 anos, outro com 10 e minha caçula, de apenas cinco, viveram seus últimos momentos ao lado da mãe amorosa e dedicada.

Reuni todas as forças e disciplina para cuidar da minha família, dar amparo, aprender e ensinar. Tivemos de suportar a dor e recomeçar. Enfrentando contratempos, provações. Mas também inúmeros momentos felizes.  Nada é mais valioso do que uma família unida.

Aos meus filhos, meu agradecimento especial – pela compreensão nas constantes ausências que a política me impôs, pelo apoio incondicional e pelo amor sempre verdadeiro. Com emoção, digo muito obrigado!

Gratidão não tem preço. À Sônia, que há mais de 23 anos nos acompanha, esteve presente durante o período difícil da doença da minha esposa e após a morte de Edil. Fez o papel de mãe, governanta, amiga. Meu eterno agradecimento.

Mas não poderia deixar de lembrar – neste momento especial da minha vida – dos meus pais Vitório Traiano e Vitalina, que nunca foram políticos, mas que sempre acompanharam minha carreira com entusiasmo e alegria. Mais que isto: sempre foram entusiastas da política como forma de transformar a nossa sociedade.

Também desejo agradecer aos meus irmãos e irmãs: jamais esquecerei o apoio que recebi de vocês, mesmo exercendo uma carreira difícil e pouco compreendida. Vocês nunca falharam comigo e isso para mim não há o que pague. Obrigado do fundo do meu coração!

Mas se a vida nos reserva momentos tristes, também nos premia com momentos de felicidade. Por isso, quero fazer um agradecimento caloroso à minha nora Ana Paula. Mãe exemplar, que me deu dois netos, Vinícius e Marcela – que hoje são a principal razão da minha alegria de viver. Eles são a esperança viva do futuro que buscamos.  Um beijo a vocês, meus queridos netos! Não poderia deixar de mencionar também o noivo da minha filha Gabriela, Lucas, que já considero parte da nossa família.

Aos meus amigos da política – prefeitos, deputados, militantes. Quero dizer que o exemplo de cada um foi uma inspiração para persistir na vida pública. Sem vocês, talvez tivesse desistido.

Mas acredito que mesmo na política, com toda a imagem negativa que carrega, existem homens e mulheres de grande generosidade. Gente que trabalha para construir um Paraná melhor. A generosidade se dá por amor, não por interesse.

Foi com toda essa gente que aprendi que a política é o caminho mais seguro – senão o único – para construir uma sociedade justa e solidária. Praticando a boa política, seremos sempre melhores.

Aos meus queridos amigos e colegas dessa nossa atividade deixo minhas palavras finais. Aprendi com vocês, nesses 24 anos de convivência, mais do que em toda a minha vida.

Absorvi preciosas lições - profissionais e pessoais. Assumo a Presidência desta Casa com a certeza de que poderei contar com o apoio e a sabedoria de cada um na tarefa nunca concluída de melhorar sempre o que pode ser melhorado. E corrigir o que não está em sintonia com as exigências do nosso tempo.

O que melhor define uma gestão não é o que lhe falta, mas o que ela tem de bom!

Defeitos, meus amigos, ofuscam as virtudes. Por isso, quanto mais formos virtuosos, menores serão as nossas imprecisões.

Deixo a dívida pelo apoio que nunca me faltou, que, a rigor, é impagável.  Mas todos os paranaenses podem contar com meu empenho máximo, minha dedicação plena e meu senso de justiça para que todos possamos ter orgulho da nossa Assembleia Legislativa.

Muito obrigado.

Que Deus nos abençoe.”

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação