A participação do presidente da Assembleia Legislativa, Ademar Traiano (PSDB), no programa Política & Viola da TV Assembleia, foi marcada pela presença de uma dupla sertaneja de renome nacional: Edson & Hudson. O programa, que vai ao ar neste sábado (28), às 21h30, apresentado pela dupla sertaneja William & Renan, mereceu atenção especial de Traiano, que foi um dos idealizadores da atração, hoje o maior sucesso da TV Assembleia.
Para participar, o presidente da Assembleia deixou de lado o terno e a gravata e vestiu calça e camisa jeans e um par de botas. Fã de carteirinha da dupla, traquejado cantor de karaokê, Traiano cantou junto com os músicos todas as músicas e modas do programa.
Além de música de alta qualidade o programa mostrou uma espécie de confronto de biografias sofridas. Traiano contou sua origem, filho de uma família muito humilde, com 11 filhos, do Sudoeste paranaense. Andava 15 quilômetros por dia para estudar e, até por isso, garante, dá um valor muito especial à educação. Orgulha-se muito, por exemplo, de ter implantado, como presidente da Assembleia, a Escola do Legislativo e, como deputado, ter levado várias faculdades para o Sudoeste. Lembrou que sofreu tragédias familiares como a morte precoce da mulher, vítima de câncer, quando tinha três crianças pequenas para criar. “Fui o pai e mãe delas”, recorda.
Os irmãos Edson e Hudson, nascidos no interior de São Paulo, também têm uma história de lutas e superação. São filhos de um palhaço e acrobata de circo, o Beijinho, figura pela qual alimentam veneração. O palhaço Beijinho percebeu o carisma e o talento dos filhos quando ainda eram crianças. Ele os incentivou e eles começaram a cantar em dupla desde muito novos. No começo se apresentavam em praças públicas, bares, rodeios, bailes e em circos.
Tiveram uma infância muito difícil, marcada pela pobreza. Ainda crianças descobriram o talento para a música e formaram uma dupla quando passavam por Goiás. O sucesso explodiu após uma participação vitoriosa no Programa Raul Gil. Eles consideram o apresentador uma espécie de segundo pai.
Em 1991, já como Edson & Hudson, passaram pelo show de calouros de Raul Gil, onde tiveram a grande oportunidade. A voz poderosa de Edson unida à batida de rock da guitarra de Hudson (sertanejo com alma de roqueiro) produziu um diferencial que catapultou a dupla para o sucesso.
Traiano fez questão de dizer que estava honrado de participar de um programa com músicos de tal qualidade. Capricorniano obsessivamente pontual, disse que é o primeiro a chegar e o último a sair da Assembleia.
A peculiaridade foi confirmada por William, que recorda como teve de madrugar (6h30 da matina!) para negociar com Traiano o programa Política & Viola. Os apresentadores sertanejos atestam que o sacrifício valeu a pena, dado o sucesso da atração.
Além de pilotarem o programa com maior audiência na TV Assembleia hoje, anunciaram para o “Paraná e para o mundo”, durante o programa, que vão gravar um CD com Edson & Hudson.
Edson e Hudson cantaram “Azul” (“Foi na manhã em que eu te encontrei/Quando a brisa tocava tua doce pele/ Teus olhos tristes que eu adorei ver/ Na noite em que eu te amei/ Quando em silencio por fim te beijei/ Senti lá dentro nascer esse amor azul”.)
Edson amarrou o nome da música com o “Novembro Azul”, promovido na Assembleia, que procura alertar os homens para a prevenção do câncer de próstata. Brincalhão irreverente, Edson diz que está habituado a se prevenir e, por isso, vai ao proctologista fazer exame toda a semana: “Adoro”, brincou, fazendo graça com a legendária resistência masculina a fazer esse exame (o exame de toque só é recomendado a partir dos 45 anos e o cantor tem 41). Ficou sério em seguida. Lembrou que seu pai morreu da doença, que hoje se sabe ser completamente evitável com simples exames precoces, e diz que não perde uma oportunidade de divulgar a importância da prevenção.
Autores de sucessos como “Escândalo de Amor” (Peça pro porteiro aliviar/ Diga que eu preciso entrar/ Quero te ver mais uma vez/ Ou será que tenho que / No décimo terceiro andar/ Só chego ai daqui um mês/ Eu tô me acabando na saudade/ E a minha felicidade/ Está nas mãos desse porteiro). Edson e Hudson cantaram também músicas de outros sertanejos.
Depois do programa, Edson deu uma entrevista em que declarou ter achado o Política & Viola: “Muito interessante. Uma inteligente mistura de música e política, sem falar diretamente de política. Tudo feito de uma maneira que fica leve, gostoso de assistir. Para nós foi uma honra estar aqui, nessa casa tão boa, com uma pessoa tão boa como o nosso presidente Traiano. Fiquei impressionado com a simplicidade desse homem. Por isso que ele está onde ele está”.
Hudson também elogiou: “Gostei da simplicidade do Traiano. Gente fina pra caramba. Gostei dos meninos. A dupla de apresentadores é muito legal. Para nós foi uma experiência diferente. Nunca tínhamos gravado um programa em uma Assembleia”.
O Política & Viola é parte da nova grade de programação da TV Assembleia (antiga TV Sinal) e segue a diretriz estabelecida pelo presidente e pela Mesa Diretora da Assembleia, de mostrar o lado humano dos deputados e buscar aproximar a Casa da sociedade. O programa vai ao ar todos os sábados às 21h30, pelo canais 16 e 14, para quem assina a NET, e tem reprises nos domingos e nas quintas-feiras, ao meio-dia. O programa também pode ser visto na internet pelo site da Assembleia.