Traiano debate políticas de estímulo ao uso da bicicleta durante encontro com ativistas

23/04/2015 16h51 | por Eduardo Santana

Créditos: Nani Gois

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano (PSDB), recebeu na manhã desta quinta-feira (23) representantes da Associação de Ciclistas do Alto Iguaçu (Cicloiguaçu), Luís Patrício e Goura Nataraj, e os deputados Guto Silva (PSC) e Rasca Rodrigues (PV), para debater políticas de estímulo ao uso da bicicleta como meio de transporte em todo Paraná. Ainda durante o encontro foram debatidas ações para o Dia Nacional de Ir de Bicicleta ao Trabalho, que acontece no próximo dia 8 de maio. A ideia é convidar deputados e servidores a aderirem à campanha, para virem ao trabalho de bicicleta na data que marca a iniciativa.

“É um assunto atual e que interessa a toda a sociedade, pois nós temos que pensar cada vez mais na mobilidade e em medidas sustentáveis para as cidades paranaenses. E a Assembleia abre mais uma vez as portas para o debate de ideias e estamos dispostos a participar dessa discussão e sugerir medidas para que a bicicleta seja um meio de transporte mais seguro e popular”, afirmou Traiano.

De acordo com o deputado Guto Silva, a Assembleia Legislativa não pode ficar à margem das discussões relativas ao uso da bicicleta como meio de transporte. “Além de criar leis e sugerir projetos, a Casa tem totais condições de criar sinergia entre a Assembleia, instituições estaduais e prefeituras para promover e ampliar esse debate. Esse é um espaço democrático aberto, com diversas matrizes ideológicas, e por isso nós temos essa capacidade de colocar à mesa todos os envolvidos nesse segmento”, disse.

Para Luís Patrício, coordenador do Cicloiguaçu, é preciso uma mudança de cultura para promover o uso da bicicleta como meio de transporte em todo o estado. “Mesmo os países que avançaram um pouco mais no tema já entenderam que não basta apenas infraestrutura para motivar as pessoas a usarem mais a bicicleta. É preciso trabalhar para realizar uma mudança de cultura. Precisamos trabalhar em todas as instâncias do poder público para construir a imagem da bicicleta como um meio de transporte seguro, saudável, sustentável e econômico”, argumentou.

 

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação