Os detalhes da 21ª Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais foram definidos nesta terça-feira (21) durante encontro entre o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano (PSDB) e o presidente da Unale (União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais), deputado Adjuto Afonso (PDT - AM). A reunião também contou com a participação do deputado Ademir Bier (PMDB - PR), conselheiro deliberativo da Unale, do secretário-geral da entidade, deputado Luciano Nunes (PSDB - PI) e do diretor-geral da Unale, Germano Stevens.
A Assembleia Legislativa do Paraná e a Unale formalizaram um convênio para a realização da conferência no Paraná. O encontro acontecerá entre os dias 7 e 9 e junho, em Foz do Iguaçu, e deve reunir dois mil participantes. Entre as atividades já confirmadas está a realização de um painel com a participação de, pelo menos, oito governadores. Entre eles, o governador do Paraná, Beto Richa (PDSB). Também estão programadas palestras com ministros.
Este ano o encontro nacional dos legisladores e legislativos terá como tema “O Brasil e suas reformas”, como explica o presidente da Unale, deputado Adjuto Afonso.
Sonora
O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano, ressalta a importância desse debate que precisa envolver não apenas os parlamentares, mas também contar com a participar popular.
Sonora
Sonora
Outro assunto na pauta dos parlamentares é a tramitação da Proposta de Emenda à Constituição nº 47/2012, que amplia a autonomia das Assembleias Legislativas. Segundo o presidente da Unale, a aprovação da proposta vai possibilitar a atuação mais próxima da comunidade.
Sonora
O lançamento oficial da programação completa da 21ª Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais deve acontecer no mês de maio.
Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães.