Traiano participa do encontro de presidentes das Assembleias Legislativas em São Paulo Deputados querem ampliar a competência legislativa dos Estados e defendem mudanças no atual pacto federativo.

25/08/2015 10h05 | por Diretoria de Comunicação

Créditos: Abrão Leucádio

Créditos: Abrão Leucádio

Presidentes das Assembleias Legislativas de todo o país estiveram reunidos nesta segunda-feira (24), na Assembleia Legislativa paulista, com o objetivo de debater a proposta de mudança no atual pacto federativo contida da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 47/2012. "Precisamos ampliar as prerrogativas do Parlamento, permitindo que as Assembleias possam legislar sobre temas importantes, que têm impacto na vida das pessoas. Atualmente as Casas Legislativas estão engessadas pelo excesso de poderes concentrados na União", declarou o presidente da Assembleia do Paraná, deputado Ademar Traiano (PSDB), ressaltando que este é o momento propício para a reforma do pacto federativo, na medida em que todos os Estados estão unidos.

O relator da PEC, senador Antonio Anastasia (PSDB/MG), esteve na reunião com o colegiado de presidentes para defender a proposta. Segundo ele, os Estados no Brasil estão muito enfraquecidos, mas há resistências à aprovação da PEC. "Setores temem perder poder com a aprovação da PEC, o que é um absurdo", declarou.

O presidente da Câmara dos Deputados, o deputado Eduardo Cunha (PMDB/RJ), também compareceu ao evento e enfatizou a atual perda de arrecadação dos Estados. "Estamos vivendo grave insolvência e precisamos resolver isto com o pacto federativo", opinou. Segundo ele, a Constituição Estadual é "metade cópia da Federal e metade inconstitucional; há muito pouco conteúdo levando a um vácuo de ocupação. Cada Estado tem uma realidade diferente e tem que poder legislar de forma diferente", concluiu.

Para Fernando Capez (PSDB), presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, este encontro tem enorme importância por representar a força e a união dos legislativos estaduais em torno do objeto de mudanças no pacto federativo. "Este momento é histórico. Nossa união precisa ser aproveitada, pois as mudanças necessárias dependem da nossa capacidade de aglutinação", afirmou.

*Confira mais notícias sobre a Assembleia Legislativa do Paraná no Facebook.

Ouça o Podcast relacionado

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação