O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano, do PSDB, assina, na sessão desta, um termo de cooperação com o Instituto Federal do Paraná, o IFPR para a transmissão, através da TV Sinal, de aulas preparatórias para o ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio.
De acordo com Traiano, o objetivo é auxiliar os estudantes paranaenses no processo de formação educacional, com aulas ministradas por especialistas e, o mais importante: de graça.
(sonora)
(“Essas aulas ministradas por 24 professores, especialistas em suas áreas, são uma oportunidade para a revisão de conteúdos e o aperfeiçoamento dos conhecimentos de nossos jovens”,))
O projeto desenvolvido pela Assembleia, é inédito e alia comunicação pública e educação. O Instituto Federal do Paraná e o projeto Eureka serão os responsáveis pelo conteúdo das aulas. Os professores das instituições já atuam há bastante tempo nesse campo.
Com a parceria. as aulas vão ser transmitidas pela TV Sinal, o canal de televisão oficial da Assembleia Legislativa e o conteúdo também vai estar disponível no Canal YouTube.
Pela TV as aulas acontecem de quinta a domingo, sempre a partir das sete da noite. A programação da TV pode ser assistida em todo o Paraná através do sinal de operadoras de TV a cabo e, em Maringá e região, em canal aberto. Para confirmar o canal na sua região acesse o link "Sintonize a TV Sinal" no site da Assembleia (www.alep.pr.gov.br). Os alunos matriculados poderão também acompanhar as aulas ao vivo, via satélite, nas tele salas do IFPR.
O curso ofertado pelo IFPR-Eureka utiliza como metodologia a resolução das questões das provas elaboradas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira para o ENEM, a partir dos exames nacionais aplicados de 2010 até 2014. Inclui também as questões elaboradas para o sistema prisional. As aulas abrangem os conteúdos relacionados a ciências da natureza, ciências humanas, linguagens, matemática e redação.
O ENEM 2015, é o teste de conhecimentos do Ministério da Educação, que pode garantir uma vaga em instituições públicas ou privadas de ensino superior. As provas serão nos dias 24 e 25 de outubro.
Então agora é esperar o dia 15 de junho para começar a se preparar.
De Curitiba, Cláudia Ribeiro.