Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

"Um dia histórico", avaliam deputados que promoveram audiência em Ponta Grossa

Podcast
 

(Descrição do áudio))

Três dos seis parlamentares que participaram da audiência pública na manhã desta sexta-feira (10)  em Ponta Grossa,  para discutir o projeto que pretende alterar os limites da Escarpa Devoniana,    são do município dos Campos Gerais,. Márcio Pauliki (PDT), presidente da Comissão de Indústria, Comércio, Emprego e Renda, o presidente da Comissão de Cultura da Casa, deputado Péricles de Mello  (PT) e um dos autores da proposta, Plauto Miró (DEM), que avaliou a audiência como produtiva e democrática, já que todos os lados puderam se manifestar.  

 (Sonora)

Pauliki disse que o encontro foi histórico, apesar de considerar um momento delicado de debates. 

(Sonora)

Péricles destacou que a audiência representou uma vitória da região, que, na opinião dele, corre perigo, se o projeto for aprovado.

(Sonora)

 Rasca Rodrigues (PV), que é presidente da Comissão de Ecologia e Meio Ambiente,  também é contrário ao projeto. Alega que há outras maneiras de  melhorar as condições ambientais da Escarpa Devoniana, investindo por exemplo, em plantio direto e no turismo e cobrou uma posição do Governo do Estado.

(Sonora)

A Escarpa é chamada de Devoniana, em função de um período pelo qual a terra passou e possui rochas que teriam, de acordo com os especialistas, mais de 400 milhões de anos. São quase 400 mil hectares de área, localizada ao longo de doze cidades  da região Sul do estado aos  Campos gerais É onde está, por exemplo, o Parque Estadual de Vila Velha e o Canion Guartelá. E passou a ser considerada área de proteção ambiental no ano de 1992. O projeto quer delimitar a  área para que ela se desenvolva com sustentabilidade.

Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro 

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação