Universidades enaltecem parceria com a Assembleia Legislativa do Paraná Escola do Legislativo destaca qualidade dos trabalhos apresentados durante o evento.

26/09/2019 18h27 | por Vanderson Luiz
Semana Acadêmica promovida pela Escola do Legislativo da Alep termina com saldo positivo na qualidade dos trabalhos apresentados.

Semana Acadêmica promovida pela Escola do Legislativo da Alep termina com saldo positivo na qualidade dos trabalhos apresentados.Créditos: Dálie Felberg/Alep

Semana Acadêmica promovida pela Escola do Legislativo da Alep termina com saldo positivo na qualidade dos trabalhos apresentados.

Após quatro módulos e 14 trabalhos de pesquisa apresentados, a Escola do Legislativo encerrou, nesta quinta-feira (26), a edição 2019 da Semana Acadêmica realizada nas dependências da Assembleia Legislativa do Paraná. O evento, que teve algumas etapas transmitidas ao vivo pela TV Assembleia e que estará disponível na íntegra no canal de Youtube da Casa, oportunizou que acadêmicos dos programas de pós-graduação da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e da Pontifícia Católica do Paraná (PUC-PR) mostrassem suas pesquisas a deputados, servidores e população em geral. As duas instituições selecionaram trabalhos dos programas de pós-graduação de Políticas Públicas, Gestão Urbana, Ciências Políticas e Direito.

O evento foi bastante elogiado por participantes e por deputados que acompanharam as apresentações, que destacaram a aproximação da Alep com as universidades e a abertura do espaço para o debate dos trabalhos realizados.

O deputado estadual Tadeu Veneri (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e da Cidadania da Alep ficou “surpreso, positivamente, com o que eu ouvi e vi neste evento da Escola do Legislativo nessa parceria com a Universidade Federal. Os dados que foram trazidos são extremamente importantes e espero que possamos desenvolver políticas públicas a partir das pesquisas realizadas”.

O deputado Goura (PDT), ressaltou que “acima de tudo o trabalho legislativo, dos parlamentares, tem de ser muito bem embasado tecnicamente e eu vejo que as universidades têm um acúmulo de experiência, de estudo, de conhecimento, que podem subsidiar o nosso trabalho”.

“Quero parabenizar a Assembleia Legislativa e a Escola do Legislativo pela iniciativa. Temos muito a acrescentar, construir em todo o Estado. Temos que aproveitar a Escola e discutir os problemas do Estado pelas universidades e trazer para o debate nesta Casa”, complementou o deputado Arilson Chiorato (PT).

Entre os participantes do evento, personalidades como professor Sérgio Braga, da Universidade Federal do Paraná, autor de diversas pesquisas que são referências no país e que também enalteceu a realização da Semana Acadêmica. “Quero agradecer a oportunidade de estar presente na Assembleia Legislativa e parabenizar o presidente Ademar Traiano e toda Mesa Diretora, além da Escola do Legislativo por incentivar esse tipo de evento. Muitas vezes não se dimensiona a importância desse tipo de programa para formação de um corpo qualificado de funcionários da Casa Legislativa e para que a população compreenda melhor o papel do parlamento”, disse. “São órgãos que tem uma importância muito grande na consolidação e no aperfeiçoamento na qualidade da democracia. E as escolas do legislativo, programas de educação, tem um papel muito importante nesse processo”, completou.

O professor Rodrigo Kanayama, do programa de Pós-Graduação de Direito da UFPR, também destacou que “essa relação entre universidade e poder legislativo é muito saudável e agradeço a oportunidade” e informou que o curso de Direito criou alguns núcleos de estudo e pesquisa do Direito Constitucional, divididos em três setores:  Constitucionalismo e Democracia; Cidades; e Direito e Política. “ Podemos aproveitar esses estudos para aprimorar ainda mais o debate e dar contribuição com a formatação de projetos para esta Casa”.

O diretor Legislativo e da Escola do Legislativo, Dylliardi Alessi, elogiou o nível dos trabalhos apresentados e agradeceu a participação das universidades. “Esperamos contar sempre com todos vocês, que esses trabalhos apresentados durante a Semana Acadêmica e tantos outros produzidos pelas universidades, possam trazer esclarecimentos e ideias para serem transformadas em políticas públicas. A Assembleia Legislativa está sempre de portas abertas e esperamos fortalecer cada vez mais essa parceria e aproximação com as instituições de ensino superior do nosso Estado”.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação