V Encontro Estadual das Procuradorias Especiais da Mulher do Estado do Paraná acontece nesta quinta-feira (25) O tema deste ano é o “Protagonismo Feminino nos Espaços de Gestão Pública”.

23/04/2024 11h10 | por Assessoria Parlamentar

Créditos: Arte: Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Paraná.

O V Encontro Estadual das Procuradorias Especiais da Mulher do Estado do Paraná será realizado na próxima quinta-feira, dia 25 de abril, no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Estado, em Curitiba, a partir das 9h. A programação do evento será baseada no tema deste ano, que é o "Protagonismo Feminino nos Espaços de Gestão Pública". O Paraná é o líder nacional, com um total de 153 Procuradorias da Mulher.

As inscrições ainda estão abertas ao público composto principalmente por vereadoras, Procuradoras da Mulher de todo o Paraná e lideranças femininas. Para a Procuradora Especial da Mulher da Alep, a deputada estadual Cloara Pinheiro, este é um momento muito importante para todas as paranaenses. "Este evento visa apoiar e fortalecer as mulheres já inseridas na política, bem como inspirar outras a ingressarem nesse cenário, destacando a relevância do aumento de representatividade feminina para toda a sociedade. Mais do que isso, será uma oportunidade valiosa para ouvi-las e orientá-las", ressalta.

Nesse sentido, a Procuradoria da Mulher vem auxiliando desde 2019, colocando as Procuradoras como representantes do Legislativo na Rede de Proteção às Mulheres do Município, permitindo que elas tenham espaço de fala e possibilitando que tenham um cargo de destaque dentro da Câmara de Vereadores, fazendo com que as mulheres também possam ter protagonismo nos espaços de poder.

Proposição:

Cloara Pinheiro, deputada estadual e Procuradora Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Paraná
PALESTRAS

Tema: "A Importância da mulher no Poder Público"
Palestrante: Luciana Saito Massa, Primeira-Dama do Estado do Paraná, articula ações voltadas à família, mulher, solidariedade e ajudas humanitárias, utilizando a ação solidária integrada como uma forma de estabelecer parceria entre governo estadual e municipal e a sociedade.

Tema: “Saúde Mental das Mulheres com mandato eletivo: a sobrecarga de funções”
Palestrante: Manuelle Quines Sartori, psicóloga, com especialização em Psicologia Humanista. Atualmente, é assessora na Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Paraná.

Tema: Violência política de gênero: procedimentos legais cabíveis.
Palestrante: Alessandra Manfredini, advogada atuante na área eleitoral com especialização em Direito Empresarial Econômico. Atualmente, é Vice-Presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB/PR.

PARTICIPAÇÃO ESPECIAL:

Mara Lima, deputada estadual e cantora gospel há mais de 40 anos. Ela está em seu quarto mandato consecutivo, autora de mais de 260 leis no estado do Paraná, atuante em defesa da família e dos valores cristãos. É presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, vice-Presidente da Comissão de Fiscalização da Assembleia e Assuntos Municipais.

Link para inscrição:

Programação (sujeita a alteração):
9h – Abertura
9h45 – Apresentação de louvor com a deputada Mara Lima
10h - Palestra com Luciana Saito Massa (primeira-dama)
11h – Participação de alunos ganhadores do concurso de redação do Programa " Paraná Lilás" - Tribunal de Justiça
12h - Almoço
14h - Retorno e palestra com Manuelle Quines (psicóloga)
15h - Palestra com Alessandra Manfredini (advogada)
16h - Participação do público