Vencedores do V Prêmio Gestor Público são homenageados durante solenidade na Assembleia Legislativa Iniciativa do SINDAFEP tem apoio do Legislativo estadual e vista destacar projetos criativos e inovadores dos gestores públicos municipais.

21/11/2017 20h38 | por Sandra C. Pacheco
Sessão Solene de premiação do "V Prêmio Gestor Público Paraná - Sindafep".

Sessão Solene de premiação do "V Prêmio Gestor Público Paraná - Sindafep".Créditos: Pedro de Oliveira/Alep

Sessão Solene de premiação do "V Prêmio Gestor Público Paraná - Sindafep".

Sessão Solene de premiação do "V Prêmio Gestor Público Paraná - Sindafep".Créditos: Pedro de Oliveira/Alep

Sessão Solene de premiação do "V Prêmio Gestor Público Paraná - Sindafep".

Em solenidade realizada ao final da tarde desta terça-feira (21) na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), foram apresentados os projetos inovadores de gestores públicos municipais que se destacaram na quinta edição do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP/PR), uma iniciativa do Sindicato dos Auditores da Receita do Estado do Paraná (SINDAFEP), com apoio de vários órgãos e participação especial do Legislativo paranaense, visando valorizar soluções criativas capazes de promover mudanças positivas no cotidiano da população.

A Mesa de Honra dos trabalhos foi composta pelo presidente da Alep, deputado Ademar Traiano (PSDB); pelo presidente do SINDAFEP, Wanderci Polaquini; pelo secretário de Estado da Cultura, João Luiz Fiani; pelo coordenador geral do prêmio no Paraná, Laerzio Chiesorin Júnior; e pelos deputados Claudia Pereira (PSC), Claudio Palozi (PSC), Cobra Repórter (PSD), Elio Rusch (DEM), Plauto Miró Guimarães (DEM), Jonas Guimarães (PSB), Rubens Recalcatti (PSD), Bernardo Carli (PSDB) Dr. Batista (PMN), Tercílio Turini (PPS) e Tiago Amaral (PSB). Para o presidente da Assembleia, trata-se de uma noite de glória, “quando reconhecemos e premiamos as boas práticas que podem servir de exemplo e ser reproduzidas em busca da eficiência administrativa. Somos parceiros nesta iniciativa que identifica e estimula os bons gestores a produzir grandes projetos”.

Os vencedores – Selecionado por comissão julgadora integrada pelos apoiadores e patrocinadores do PGP/PR por seu aspecto inovador, excelente relação custo/benefício e alta possibilidade de republicação, o projeto “De volta para a Escola”, desenvolvido pela Prefeitura de Mandaguari, levou o prêmio Gestor Público Paraná Melhor do Ano. O troféu foi entregue ao prefeito Romualdo Batista pelo deputado Ademar Traiano, e pelo presidente do SINDAFEP, Wanderci Polaquini. O prefeito explicou que o projeto foi concebido para combater a evasão escolar: “Primeiro fazemos uma rodada de conversa com os pais: depois, com o Conselho Tutelar e, finalmente, com o Ministério Público. O objetivo é não ter criança alguma fora da escola. Os resultados têm sido esplendorosos”

O projeto “Planejamento Ecológico do Arroio Olarias”, desenvolvido pela Prefeitura de Ponta Grossa, ficou com o prêmio Saneamento Básico; o projeto “Saúde Digital”, da Prefeitura de Guaíra, levou o prêmio Tecnologia da Informação; o projeto “Os Benefícios da Educação Fiscal em Prol da Sociedade Guairaçaense”, da Prefeitura de Guairaçá, ficou com o troféu Administração Tributária.   

Neste ano foram homologados e avaliados 123 projetos de 65 municípios. O Comitê Técnico selecionou os 35 que foram premiados com certificado de reconhecimento, menção honrosa e os cinco troféus vencedores nas diversas áreas. A promoção deste ano teve como tema “Saneamento Básico: Essencial para Uma Vida Saudável”. No Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM) de 2017, elaborado pelo Tribunal de Contas de Estado, as cinco primeiras cidades do ranking são participantes do prêmio e já foram premiadas em edições anteriores. Esses trabalhos se juntarão às centenas de outros das edições anteriores, constituindo um acervo e uma fonte útil para possíveis reproduções em outros municípios.

Para o coordenador-geral do PGP/PR, Laerzio Chiesorin Júnior, a função social da iniciativa é gerar benefícios para a sociedade: “Nosso compromisso é com o bem-estar da população, ajudando a propagar ações que façam a diferença na vida das pessoas”.  O presidente do SINDAFEP, Wanderci Polaquini, acrescenta que a premiação gera impacto muito positivo também para a imagem dos auditores fiscais da Receita Estadual perante a sociedade: “Comprova que a nossa categoria está comprometida com a melhoria das condições de vida dos paranaenses”.

O Prêmio – O PGP/PR foi criado pelo SINDAFEP em 2013, com o objetivo de estimular gestores municipais a desenvolverem projetos em favor do desenvolvimento local e a adotarem metodologias de planejamento, execução e controle de projetos em seus programas governamentais. Além do reconhecimento dos serviços públicos de qualidade, o prêmio proporciona a possibilidade de outras cidades se inspirarem nas boas práticas e experiências bem sucedidas, alimentando um circulo virtuoso.

Desde o início do prêmio 151 municípios inscreveram mais de 500 projetos em diversas áreas de atuação, como educação, saúde, meio ambiente, trabalho e saneamento básico. Os trabalhos são apresentados ao Comitê Técnico e, posteriormente à equipe de avaliadores, formados por auditores na ativa e também aposentados, que se dedicam todos os anos para que a promoção seja um sucesso.

Entre os principais apoiadores da iniciativa estão a Agência Fomento do Paraná, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, a Associação Nacional do Ministério Público, a CELEPAR, a SANEPAR, a Itaipu Binacional, a OAB/PR, o Programa de Pós Graduação em Planejamento e Governança Pública da UTFPR, a Secretaria de Estado da Fazenda e Coordenação da Receita do Estado e o Tribunal de Contas do Estado.

Este ano foram selecionados para concorrer às premiações principais os municípios de Apucarana, Arapongas, Bituruna, Guaíra, Guairaçá, Guaporema, Ibiporã, Ivaiporã, Joaquim Távora, Jussara, Londrina, Mandaguari, Manoel Ribas, Marechal Cândido Rondon, Marilândia do Sul, Maringá, Matinhos, Nova Esperança, Nova Tebas, Palmeira, Paraíso do Norte, Peabiru, Pinhais, Ponta Grossa, Quarto Centenário, Santa Mariana, Santa Terezinha de Itaipu, Santana do Itararé, São Jorge do Ivaí e Ubiratã.

 

 



Ouça o Podcast relacionado





Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação