Vereadores mirins de Ibiporã visitam a Assembleia

25/10/2011 17h22 | por Nádia Fontana
Vereador mirim de Ibiporã, Weverson Paulo Rodrigues de Oliveira, de 14 anos, durante discurso na Assembleia.

Vereador mirim de Ibiporã, Weverson Paulo Rodrigues de Oliveira, de 14 anos, durante discurso na Assembleia.Créditos: Nani Gois/Alep

Vereador mirim de Ibiporã, Weverson Paulo Rodrigues de Oliveira, de 14 anos, durante discurso na Assembleia.
“Hoje estamos mais preparados para entender a relação entre os Poderes e preparados para contribuir para a construção de uma sociedade mais justa”, afirmou nesta terça-feira (25), no Plenário da Assembleia Legislativa, o estudante Weverson Paulo Rodrigues de Oliveira, de 14 anos de idade e vereador mirim do município de Ibiporã, localizado na região Norte do Estado.

O estudante usou a tribuna para falar aos deputados sobre as expectativas dos jovens vereadores do município e defendeu a importância de cuidar dos anseios daqueles que “não têm voz”, citando, como exemplo, as mulheres e os indígenas. Ele criticou também o comportamento daqueles políticos que “esquecem da ética e daqueles que os elegeram”.

O pronunciamento de Weverson foi enaltecido por diversos parlamentares. O deputado Pedro Lupion (DEM) lembrou que quando era estudante participou de um programa semelhante desenvolvido pela Câmara Federal, em Brasília, que oferece aos estudantes a oportunidade de serem deputados federais mirins. Também o deputado Luiz Eduardo Cheida (PMDB) elogiou os vereadores mirins e citou dados que dão conta de que dois em cada cinco estudantes têm hoje interesse pela política. “Vocês são um bom exemplo para o Paraná e o Brasil”, acrescentou o deputado Professor Lemos (PT).

Homenagem
- Os vereadores mirins foram homenageados com uma menção honrosa entregue pelo deputado Augustinho Zucchi (PDT), 2º vice-presidente da Assembleia Legislativa. Eles estavam acompanhados por professores e os seguintes vereadores de Ibiporã: Edvaldo Rodrigues, Maricélia Sá, João Coloniesi, Antonio do Prado e Carlos Pauleti.

O projeto Vereador Mirim, que surgiu em Ibiporã em 1997, envolve todas as dez escolas de Ibiporã, que tem ensino de 7ª e 8ª séries. Elas são representadas por dois alunos de cada colégio, perfazendo um total de 20 vereadores mirins, que já estão na 14ª legislatura. O objetivo é aproximar os jovens da política, fortalecer a democracia e exercitar a cidadania.

Os vereadores mirins realizam reuniões na sala de sessões da Câmara Municipal, debatem propostas relativas aos temas da educação, saúde, assistência social, cultura, esporte, lazer, meio ambiente e outros de interesse do município. Em muitos casos, estas propostas são aprovadas pelos vereadores e tornam-se projetos de lei. O mandato dura um ano e não dá direito à reeleição.

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação