Vila Zumbi Recebe Visita de Strapasson

30/10/2007 18h10 | por MATÉRIA DE RESPONSABILIDADE DO GABINETE DO DEPUTADO EDSON STRAPASSON/ Assessoria de Imprensa / Vilmar Junior / (41) 3350-4073
A Vila Zumbi dos Palmares, localizada em Colombo, município da Região Metropolitana de Curitiba, recebeu no último dia 26 a visita do deputado estadual Edson Strapasson (PMDB). O parlamentar, acompanhado do líder comunitário Osmair Posseban, visitou o bairro que está recebendo o maior projeto de regularização urbana e fundiária do país e que já está em fase final.Foram investidos cerca de R$ 28 milhões na Vila Zumbi, através de um projeto arrojado, realizado pelo Governo do Estado, que está transformando a vida das 1.797 famílias. Além de relocá-las das áreas de risco, estão sendo executadas obras de drenagem de águas pluviais, rede de esgoto, recuperação ambiental e urbanização. O governo também investiu em moradias para população, construindo mais de 280 sobrados. Atualmente, os trabalhos seguem com a pavimentação das ruas. O bairro sofria muito com enchentes e para resolver este problema, além da implantação de galerias de águas pluviais, foi construído um dique de contenção do Rio Palmital. O sistema conta com bombas d’água que impendem que a lagoa formada pelo dique possa transbordar.A recuperação da Vila Zumbi foi sugerida por Strapasson, então Secretário para Assuntos Metropolitanos. O parlamentar lançou a idéia na primeira apresentação realizada pela Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec) na “Escola de Governo”. O envolvimento de Edson Strapasson com o bairro é antigo. Quando prefeito, Strapasson disponibilizou água potável para os moradores através do projeto “torneira comunitária”, além da construção de escola e creche.Para o deputado Strapasson, esta nova realidade vivenciada pelos moradores demonstra o comprometimento que o governo Roberto Requião tem com o cidadão. “Apresentei o projeto como um desafio para o governo Requião, em enfrentar o problema de regularização fundiária. Citei como síntese dos problemas a região do Zumbi e do Guarituba, em Piraquara. Dois locais em que o governo está investindo pesado”, disse. O representante comercial Ciro da Veiga, morador da Vila Zumbi há seis anos, confirma que o bairro melhorou muito. “Nós vivemos em um mundo em que a corrupção é grande, mas nós temos ainda políticos, como o Strapasson e o Requião, que se preocupam com o cidadão. Todas estas melhorias ajudam a gente a crescer um pouco mais na vida”, destacou.Caminhando pelo bairro Strapasson, que é o representante da RMC na Assembléia Legislativa, pode ver que muitos dos problemas, graças à intervenção do poder público, fazem parte do passado. “Eu vejo no Zumbi uma nova realidade e para as crianças um novo futuro. O governador Requião está de parabéns ao enfrentar o drama habitacional e fazer do Zumbi um projeto pioneiro, mostrando que é possível mudar uma realidade, levando benfeitorias para a região”, finalizou.