Welter defende projeto para organizar a assistência e a extensão rural no Paraná

15/03/2012 11h00 | por Assessoria de Imprensa, com a colaboração de Rozalvo Finco.
“Somente através de uma forte organização da assistência técnica e extensão rural no Estado poderemos ampliar e universalizar para os agricultores e agricultoras de todos os municípios as políticas do governo federal para o setor, como, por exemplo, o Pronaf, a aquisição de alimentos e a agroecologia.” A afirmação é do deputado Elton Welter (PT) que, representando o Bloco Parlamentar da Agricultura Familiar da Assembleia Legislativa, participou nesta semana da abertura da I Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural (CEATER), no Clube Concórdia, em Curitiba.
A cerimônia de abertura da CEATER, na noite de terça-feira (13), reuniu diversas autoridades, lideranças dos agricultores familiares, quilombolas, indígenas, técnicos e cerca de 270 delegados, representantes de 22 conferências territoriais e regionais, realizadas em todo o Estado do Paraná. Até esta sexta-feira (15) os delegados discutirão os problemas e soluções para esta que é uma das mais importantes políticas públicas do governo federal, desenvolvidas através do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). A CEATER é uma etapa preparatória para a I Conferência Nacional que será realizada no mês de abril, em Brasília, e foi precedida de encontros regionais nos meses de fevereiro e março.
O parlamentar ressalta que o seu mandato está a serviço da causa da agricultura familiar, manifestando “incondicional apoio aos encaminhamentos com vistas à aprovação de projeto de lei que organize a assistência técnica e a extensão rural no Estado, regulamentando as atividades e permitindo a integração das instâncias governamentais.” Welter destacou, ainda, o conjunto de projetos que apresentou na Assembleia e que foram aprovados, “a exemplo da lei que reconhece as atividades do Turismo Rural, a lei considerando o agricultor como prestador de serviços ambientais, a lei da merenda orgânica e o apoio à vinicultura, com a redução do ICMS para o setor”.