Alunos conhecem a Assembleia e aderem à Campanha Tampinha Paraná

07/06/2023 14h00 | por Thaís Faccio/ Maria Eduarda Buchi
Podcast A presidente do Conselho de Ações Solidárias e Voluntariado da Assembleia Legislativa, Rose Traiano, recebeu os alunos na manhã desta quarta-feira (7).

A presidente do Conselho de Ações Solidárias e Voluntariado da Assembleia Legislativa, Rose Traiano, recebeu os alunos na manhã desta quarta-feira (7).Créditos: Orlando Kissner/Alep

A presidente do Conselho de Ações Solidárias e Voluntariado da Assembleia Legislativa, Rose Traiano, recebeu os alunos na manhã desta quarta-feira (7).

A campanha Tampinha Paraná se intensifica e chega às escolas de Curitiba. Nesta quarta-feira (7), alunos do Colégio Integral fizeram uma visita guiada à Casa de Leis e trouxeram as tampinhas arrecadadas pela escola. “No ano passado fizemos uma campanha para arrecadar tampinhas e ela foi ótima. Este ano nos resolvemos retomar, principalmente, para trabalhar com os pequenos a questão da solidariedade e da reciclagem, para que eles entendam que a gente pode transformar o que muitas pessoas chamariam de lixo, mas que não é lixo, em material que pode ajudar e transformar a vida das pessoas”, disse a professora Helena Veiga.

Ela explica que a escola sempre trabalhou com os alunos a importância da sustentabilidade, da conscientização com o meio ambiente e da reciclagem. E com as tampinhas não foi diferente. “Eles são inocentes de tudo e a gente ensina e eles entendem. E, às vezes, eles têm um entendimento muito maior e muito mais profundo do que a gente imagina”, afirmou. Segundo ela, por semana a escola arrecada mais mil tampinhas e mil e quinhentos lacres de latas que são doados para instituições carentes da cidade. “Toda sexta-feira nos fazemos a contagem e eles ficam felizes porque toda vez que a gente completa mil tampinhas e lacres a gente toca um apito e comemora”.

Além da doação das tampinhas, os estudantes com idades entre oito e nove anos conheceram os espaços e a estrutura do parlamento estadual. As visitas guiadas fazem parte do trabalho de aproximar o Legislativo da população, tornando-o mais transparente.

Ação de solidariedade e sustentabilidade

A presidente do Conselho de Ações Solidárias e Voluntariado da Assembleia, Rose Traiano, ficou feliz com a atitude e parabenizou a escola pela ação. “É um momento que nos deixa muito feliz. Essas crianças que aderiram a nossa ação Tampinha Paraná são o futuro do nosso planeta e é muito importante elas terem essa consciência da importância da solidariedade, da sustentabilidade desde pequenos”, disse ao agradecer e parabenizar a escola “pela participação e por estarem com a gente nessa grande corrente do bem”.

Ela também fez um convite para que outras instituições de ensino, ou empresas participem da campanha. “É uma ação de solidariedade e sustentabilidade que é voltada às instituições que atendem idosos em situação de vulnerabilidade social. Então, são aquelas pessoas que realmente precisam do nosso apoio, da nossa consciência de que a tampinha plástica que seria jogada fora, ela pode ser guardada para ser transformada em itens que irão ajudar essas entidades”.

SONORA - Rose Traiano,presidente do Conselho de Ações Solidárias e Voluntariado da Assembleia.

Para participar e ser parceiro da Assembleia as entidades devem realizar um cadastro via e-mail do Conselho de Ações Solidárias e Voluntariado da Assembleia. (conselhosolidario@assembleia.pr.leg.br). Cadastro esse que será aberto na próxima segunda-feira, dia 12.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação