Fernando Scanavaca
www.fernandoscanavaca.com.br/
Fernando Scanavaca, assumiu no dia 18 de dezembro de 2008 o mandato de Deputado Estadual pelo PDT, na vaga deixada por Edgar Bueno, que renunciou ao cargo para assumir a prefeitura de Cascavel em janeiro de 2009. Prefeito de Umuarama em duas oportunidades, entre 1997 e 2004, Scanavaca anunciou a intenção de "apresentar ao governo estadual as principais reivindicações de Umuarama e região, e lutar para garantir que os interesses do povo sejam atendidos”. Na ocasião, o presidente da Assembleia Legislativa, Nelson Justus (DEM), ressaltou que “a Assembléia está honrada em receber um representante de Umuarama, que passa a fazer parte de um grupo de homens e mulheres que representam a população paranaense no Parlamento”. Scanavaca recebeu 30.718 votos pela Coligação "O Paraná da Verdade" (PP-PDT-PTB) nas eleições estaduais de 2006, ficando com a primeira suplência na lista sucessória da aliança que teve o senador Osmar Dias como candidato a governador.
 
PERFIL - Natural de Oriente (SP), Fernando Scanavaca nasceu em 26 de junho de 1954, tem dois filhos e é casado. Graduou-se em Engenharia Mecânica, na cidade de Baurú (SP). Ingressou na política em 1996, elegendo-se prefeito de Umuarama, tendo obtido nova vitória em 2000. Durante a sua administração municipal foi responsável por diversos programas de incentivo à geração de renda e ao desenvolvimento humano. Na sua gestão, a região Noroeste iniciou o plantio de soja através do Programa de Arrendamento de Terras, que viabilizou a recuperação do solo e a diversificação de culturas. Além disso, fez com que o Governo do Estado passasse a realizar pesquisas para a produção de soja numa terra de arenito, local não muito propício para este tipo de cultura, que culminou com a criação do Programa Arenito Nova Fronteira.
 
Na área de desenvolvimento humano, Scanavaca foi premiado por duas vezes pela Fundação Abrinq pelos Direitos das Crianças e dos Adolescentes, por ter instalado nos bairros da cidade as oficinas esportivas, o que possibilitou a mais de duas mil crianças a prática do esporte e impediu que elas ficassem nas ruas fora do período escolar. É dele também o Projeto Clube do Engraxate, que deu oportunidade de capacitação profissional a centenas de jovens. Na sua gestão implantou a Maternidade Municipal e o programa de acompanhamento da gestante, denominado por “Direito a Nascer em Umuarama”, que além da assistência ensinava a mulher grávida como cuidar do recém-nascido, bem como instruía quais vacinas deveriam ser dadas à criança. Outro programa criado por Scanavaca é o de treinamento em computação, que na época ensinou seis mil crianças a utilizar o computador. 

.

* (As informações contidas no perfil do deputado são de responsabilidade da assessoria 
    do próprio parlamentar)

* (As informações contidas no perfil do deputado são de responsabilidade da assessoria do próprio parlamentar)

Veja mais notícias de Fernando Scanavaca
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação