Laertes de Macedo Munhoz
Nasceu em Curitiba no dia 19 de julho de 1900. Filho do Coronel Alcides Munhoz e de Iphigênia Macedo Munhoz.
Formou-se em direito. Foi promotor público da Capital por 14 anos e advogado geral do Estado. Lecionou Direito Penal na Faculdade de Direito da Universidade do Paraná. Foi responsável pela fundação da Faculdade de Filosofia da UFPR. Na Academia Paranaense de Letras ocupou a cadeira n.º 31, tendo como Patrono seu pai. Eleito deputado da Assembleia Legislativa em 1935, voltou a integrar o corpo legislativo em 1947, sendo reeleito no pleito de 1950.
Foi ainda presidente do instituto dos Advogados do Paraná; Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, no Paraná; advogado geral e consultor jurídico do Estado.
Dentre seus trabalhos publicados destacam-se:"Homicídio Consencial", "O Estatuto do Funcionário Público" (conferência), "Erro de Direito e Erro de Fato" (conferência", "Das Penas Acessórias", "Da Qualidade Subjetiva no Código Penal Brasileiro", "Da Ética Profissional do Jornalista", "Discurso de Paraninfo", "Aspectos da Vida Literária de Alcides Munhoz", "Elogios de Hugo Simas e Ulysses Vieira", "Proteção dos Direitos Internacionais do Homem", "A Vida Literária de Joaquim Nabuco", etc.
Participou do XIII Congresso Internacional de Advogados, realizado no Rio de Janeiro em 1951, no qual foi relator de uma das tesse debatidas.
Faleceu no dia 21 de dezembro de 1967.


Informações retiradas do livro "130 anos de vida Parlamentar paranaense", 1954, de Maria Nicolas.
Memorial do Ministério Público do Paraná.

* (As informações contidas no perfil do deputado são de responsabilidade da assessoria do próprio parlamentar)

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação