2ª Secretária
PP
  • (41) 3350-4394
Maria Victoria
www.mariavictoriabb.com.br

A deputada Maria Victoria (PP) iniciou em 2023 o terceiro mandato na Assembleia Legislativa do Paraná e foi eleita para compor a Mesa Diretora na função de segunda secretária.  A deputada é a segunda mulher a fazer parte da Comissão Executiva na história da Assembleia.

É a coordenadora da Frente Parlamentar do Hidrogênio Renovável e da Frente Parlamentar da Primeira Infância e participa das Frentes Parlamentares dos Geradores de Energia Renováveis e para o Acompanhamento da Renegociação do Tratado de Itaipu.

Maria Victoria também faz parte da Frente Parlamentar Interestadual em Defesa dos Direitos das Pessoa com da Epilepsia da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale).

Nos mandatos anteriores, Maria Victoria foi titular da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a mais importante da Casa, onde relatou importantes projetos, e presidente da Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais, quando trabalhou pela atração de novos investidores e pela melhoria da situação de migrantes e refugiados que decidiram recomeçar a sua vida no Paraná.

Independente e preparada, Maria Victoria acredita que a formação de uma sociedade mais humana passa, fundamentalmente, pela Educação. Por isso, além de ser empresária do setor, tem dedicado seus mandatos principalmente à Educação, à Defesa da Mulher, ao Fortalecimento dos Municípios e à Saúde – com destaque para sua atuação à frente das Doenças Raras.

A deputada teve mais de 50 leis aprovadas e sancionadas. Entre elas a lei que criou a Semana Estadual Maria da Penha na Escolas, para conscientização sobre violência familiar, a instituição do Fevereiro Lilás e da Política de Tratamento de Doenças Raras no Paraná e a Campanha de Ativismo pelo Fim da Violência Contra Mulheres. 

Atuação

Com 31 anos de idade, a parlamentar não só viveu a política – acompanhando a trajetória da sua família – como se preparou para fazer parte dela.

A deputada estudou por cinco anos na Suíça, onde se formou; trabalhou na China; realizou projetos humanitários na África e retornou com o objetivo de servir a comunidade com uma gestão pautada na ética e eficiência.

Para isso, a dedicação aos estudos e ao constante aperfeiçoamento continua: pós-graduada em Gestão Pública, cursou MBA em Relações Governamentais na Fundação Getúlio Vargas (FGV). Estudou sobre primeira infância na Universidade de Harvard (EUA).

Filha da ex-governadora do Paraná Cida Borghetti e do deputado federal e ex-ministro da Saúde Ricardo Barros, Maria Victória é casada com o advogado Diego Campos e mãe de três meninas: Maria Antônia, Maria Valentina e Maria Stefania.

Eleições

Após presidir a juventude progressista do Paraná em 2013, período em que promoveu encontros para discutir a situação de cada região do estado e conhecer seus reais problemas, Maria Victoria assumiu a presidência do PP no Paraná.

Em 2014 foi eleita para o primeiro mandato na Assembleia Legislativa com 44.870 eleitores, de todo o estado. Em 2016, disputou a eleição para a prefeitura de Curitiba e conquistou mais de 52 mil votos.

Em 2018, foi reeleita para a Assembleia Legislativa com 50.414 votos. E em 2022 conquistou seu terceiro mandato, escolhida por 52.819 paranaenses.

* (As informações contidas no perfil do deputado são de responsabilidade da assessoria do próprio parlamentar)

Veja mais notícias de Maria Victoria
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação